Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
06
Abr/17

Pr. Adejarlan Ramos: Linguagem e empoderamento

Qual o significado social e político da linguagem em nossas vidas? Língua (não só a portuguesa) não se resume a um conjunto de normas de padronização (embora tais normas tenham funções importantes em termos de unidade e historicidade).

Nos dias atuais, principalmente com o advento das mídias sociais tem havido uma relação bem maior entre linguagem e empoderamento. As varias mídias sociais como Twitter, Facebok, Instagram, blogs, e mails, sites, entre outros são novos canais que permitem o empoderamento dos cidadãos. Assim, o individiuo não apenas se comunica mas constrói novos significados.

Está se tornando comum as mobilizações sociais em plataformas virtuais e inclusive em alguns casos produzindo mudanças.
Quando utilizamos a linguagem, seja ela de que forma for, não apenas a utilizamos mas a mesma vem carregada de ideologias.

Ora, qual a ideia certa? Qual a errada? Equivocado é acreditar que exista uma visão ideológica, outra neutra. Errado, de um ponto de vista teórico-científico, é supor que exista alguma maneira de interagir com a língua desprovida de ideologia. Digo interagir (e não usar) porque a língua não é mera ferramenta, é elemento constitutivo da identidade dos sujeitos. É por meio dela (seja qual for o idioma) que o ser humano significa sua própria existência e o mundo ao seu redor. É por isso que o domínio pleno da língua materna é empoderador. E, provavelmente, é pela mesma razão que a valorização do ensino e do professor seja tão precária em nosso país (é preciso vontade política de empoderar).

Num Estado democrático e laico, os pensamentos religiosos e políticos devem ser livremente debatidos e opiniões divergentes devem ser respeitadas. Acreditar, porém, que existam argumentos neutros é pura falácia. A língua não é um instrumento promotor de ideologia, ela é ideologia, é vida. E isso não é um mal, é uma característica, da mesma natureza que o respirar. É redundante, portanto, dizer que alguém se comunica ideologicamente por meio da língua.  

É fato notório e tende a se acentuar que a linguagem tem sido cada vez mais utilizada como instrumento de empoderamento, seja em qualquer campo como politico, religioso, educacional, etc.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus
Barreiras/BA

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
06
Abr/17

Mundial FM: Fábio Lauck é o entrevistado de hoje do Programa do Sigi


Fábio Lauck

O empresário, desportista e ex-candidato a prefeito de LEM, Fábio Lauck, é o entrevistado de hoje do Programa do Sigi, na Rádio Mundial FM 91,3.

Fábio Lauck vai falar de esporte, de safra e de... política.

O Programa do Sigi vai ao ar as 18h na Rádio Mundial FM. Você pode também acompanhar ao vivo em vídeo pelo face de Sigi Vilares, clicando AQUI.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
06
Abr/17

Chegaram mais novidades na Destack Interiores. Venha conferir!!

A Destack Interiores está sempre inovando seus ambientes. Acabaram de chegar muitas novidades, entre elas a linha de colchões Art da Herval. Qualidade, design, sofisticação, conforto e com o melhor preço da cidade. Só na Destack Interiores.













Só na Destack Interiores você encontra as últimas tendências e novidades do design mobiliário para deixar a sua casa ainda mais elegante e confortável. São poltronas, sofás para sala de estar, sala de TV, móveis para área externa, decoração, arranjos, quadros, mesas de centro, aparadores e muitos outros. Venha conferir os nossos preços e comprovar que temos o melhor produto aliado com o melhor preço.

A Destack Interiores está localizada na Rua Cleriston Andrade, ao lado do TUKA'S Burger, no centro da cidade de LEM.

Telefones: 77 3628-0350 - 77 9.9845-7831(zap) -77 9.9943-0718 (zap). Destack Interiores - A sua casa merece esse carinho.

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Abr/17

HUMMMMMMMMMMM... O seu almoço hoje promete...É TUKA´S BURGER



O almoço no Tuka’s funciona diariamente das 11h às 15h. Não esqueça! Chegue mais cedo e garanta seu prato preferido! Não viva perigosamente!

#loucosportukas

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

Hoje tem rodízio no Sabor e Arte

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

Confira as ofertas da Quinta Legal Grupo Espírito Santo

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

Dica Microlins: Vantagens de aprender Excel



As planilhas do Excel são efetivas para administrar, compartilhar e analisar dados, e ajudam profissionais a criar tabelas e gráficos de dados. Possui a capacidade de somar, subtrair, dividir e multiplicar números de forma automática, sem que precise usar a calculadora, através de fórmulas simples, o que permite calcular uma grande base de dados de forma única e rápida.

Veja abaixo os que mais o Excel pode fazer por você:

1) Excel é bastante útil para empresas financeiras
Para quem trabalha com finanças, o Excel é bastante útil como planilha e sistema de cálculo.

2) Diminui Custos de Cursos e Treinamento
Por ser um Software já amplamente utilizado mundialmente, é mais fácil treinar funcionários para usá-lo. Outros sistemas são mais complexos e exigem mais tempo para treinamento.

3) Possui bloco de notas analítico
Você pode tirar conceitos e ideias após fazer uma boa análise usando o Excel, principalmente na questão de finanças, orçamentos e relatórios de uma forma geral.

4) Agrega valor ao Networking
Networking é um fator essencial para ter sucesso em qualquer carreira ou empreendimento. Muitos tem se destacado e conseguido firmar grandes negócios apenas por ter conhecimentos de Excel VBA, onde é possível criar Macros e automatizar tarefas repetitivas.

5) Quanto mais você for hábil em Excel, maior é sua capacidade de “vender” suas habilidades
Ao tentar uma contratação, não coloque em seu currículo que apenas sabe Excel. Informe que funções específicas desta ferramenta você tem habilidade. Algumas delas são: Dashboards, PROCV, Macros, VBA, formatação condicional, gráficos, filtros, entre outras. Desta forma, você agrega valor aos seus conhecimentos para seu futuro empregador.

6) O Excel pode ser convertido em página da Web
Outra vantagem do Excel é que você pode  converter facilmente  as informações de uma planilha em uma página da web. Usando-o em conjunto com a Microsoft Publisher, você pode fazer a integração  em uma página da web, e compartilhá-los com outras pessoas ou empresas remotamente, reduzindo uma grande quantidade de trabalho.

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Abr/17

Internauta: Luís Eduardo Magalhães - A cidade que mais cresce no Brasil

Vamos por parte, em 2017 teve o início do novo mandato do Sr. Prefeito Oziel Oliveira, que por sua vez fez mil e uma promessas aos seus eleitores durante a sua campanha e que por causa disso ou sabe lá o real motivo ele foi eleito. Ótimo! Então vamos lá, gostaria que o Sr. Prefeito me desse 5 minutos da atenção dele para responder algumas perguntas que tenho a fazer.

- O que o Sr. Prefeito fez de bom para nossa cidade? - Pois até agora a única coisa que é visível foi o Corpo de Bombeiros, pois Saúde continua igual, isso se não está pior, pois eu já precisei dos serviços da UPA nos últimos 30 dias e fiquei horas esperando pois não tinha médico para atender, e era visível que não tinha muita gente para ser atendido, então nada justifica essa demora.

Agora mesmo acabei de ver uma reportagem sobre ter aumentado a equipe médica e que ninguém precisa mais de ficha para ser atendido nos Postos de Saúde, mentira! Se eu não for pegar uma fila no mínimo as 06:00h eu não consigo ficha para ser atendido. Sem contar que você precisa de um encaminhamento para um Médico Especialista por exemplo, e demora no mínimo uns 10 meses.

Pois eu tenho um pedido de um exame desde o mês 08/2016 e até agora não tive resposta, aí eu preciso ir em um Oftalmologista e sei que se eu pedir um encaminhamento daqui uns 7 meses no mínimo eu serei atendida, daqui até lá eu já fiquei cega. Segurança, foi feito o que? NADA, pois não tenho segurança nem mesmo de dar uma volta em meu bairro pois posso ser assaltada a qualquer momento. Infraestrutura, o Sr. já foi no bairro Cidade Universitária?

Já viu como estão as ruas de lá? Não tem como andar a pé, imagina só de carro, pois a quantidade de buracos por metro quadrado torna incapaz se locomover sem cair em um buraco. Se caso achar que eu estou falando apenas de um único bairro, dá uma volta ali nos arredores do centro, rua Pernambuco, Paraná e veja as "valetas"que não sei quem foi o filho de Deus que abriu a cada 2 metros, tá impossível. Veja o acesso à FAAHF como está, não tem condições de andar por ali. Tá difícil!

Então, meu caro Prefeito, o que tem a me dizer?

Att. Moradora indignada

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta: 9-9810-9920 (ZAP)
()
06
Abr/17

Páscoa de grandes ofertas nos Supermercados TABITA

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

PRF recupera picape roubada em Ibotirama



Policiais Rodoviários Federais flagraram, no final da tarde de ontem (5), um homem de 43 anos conduzindo uma TOYOTA/Hilux roubada. O flagrante ocorreu por volta das 17h, no KM 582 da BR 242, trecho do município de Ibotirama.

Durante a abordagem à caminhonete, os policiais realizaram fiscalização detalhada nos elementos identificadores e encontraram sinais de adulteração no chassi. Por meio de consultas aos sistemas, descobriu-se que o chassi encontrado na picape remetia a um outro modelo de Hilux diferente da que era fiscalizada, confirmando assim a adulteração.

Suspeita-se que a picape tenha sido adulterada em um golpe mostrado em vários meios de comunicação, em que chassis de veículos militares e veículos zero quilômetro têm suas numerações usadas para "esquentar" automóveis roubados.

O condutor foi detido e encaminhado com a picape recuperada para a delegacia de polícia judiciária local, onde responderá pelo crime de receptação de veículo roubado.

Fonte:PRF
()
06
Abr/17

Super Mercadona - Aqui tem preço baixo de verdade

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

Internauta reclama do fechamento da casa da família e do CRAS em Barreiras

A casa da família em Barreiras precisa da ajuda do poder público. O local encontra-se fechado e por esse motivo a população que precisa dos serviços fornecidos no local, estão impossibilitados de serem atendidas. “Já estamos no mês de abril e a situação não foi resolvida”, reclama uma internauta em mensagem enviada à nossa redação.

Outra situação preocupante é com relação ao mau atendimento realizado pelos funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Como se não bastasse a maneira com tratam a quem mais precisa eles não estão fazendo o cadastro único tão importante para famílias e estudantes que não sabem mais o que fazer. “A população exige respeito e espera que seja solucionado essa questão o mais breve possível”, finaliza a internauta.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta: 9-9810-9920 (ZAP)
()
06
Abr/17

"Enquanto Eu Brindo Cê Chora" a música mais tocada no Brasil.

Fonte:Quatro Estações Hall
()
06
Abr/17

Você nunca esteve tão bem longe de casa

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

VERDURÃO – Lugar de comprar barato e com qualidade em LEM


O VERDURÃO está localizado na Avenida Barreiras, bem no centro de LEM

















A dona de casa que quer levar para casa frutas e verduras sempre fresquinhas faz suas compras noVERDURÃO. Com produção própria o VERDURÃO oferece para a família o que há de mais qualidade em frutas, verduras e legumes.

VERDURÃO ainda tem um completo açougue, com carnes de qualidade. Tem ainda um completo supermercado, tudo isso com preço baixo e ótima localização. Visite o VERDURÃO e comprove!

VERDURÃO está localizado na Avenida Barreiras, bem no centro de LEM.

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Abr/17

Metalúrgico baleado no Mimoso II morre no Hospital do Oeste


Ocasião em que José Roberto era transferido da UPA para o HO

Morreu na noite de ontem, quarta-feira, 5, por volta das 21h25, no Hospital do Oeste, em Barreiras, o metalúrgico José Roberto Macedo da Purificação, de 39 anos.

José Roberto havia sido baleado na porta da empresa em que trabalhava na Rua Manoel Novais, no bairro Mimoso II, em LEM (Clique AQUI para rever a matéria). Fato ocorrido na tarde da última quarta-feira, 29.

O corpo do metalúrgico foi removido para o IML do complexo policial para a realização de necropsia, antes de ser liberado para velório e sepultamento.

A polícia civil investiga a autoria e a motivação do crime.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
06
Abr/17

Feliz Páscoa no Grupo Marabá

Fonte:Publicidade
()
06
Abr/17

Seu almoço hoje é na Churrascaria Porco à Paraguaia






















Quer almoçar bem fora de casa e com um sabor genuinamente caseiro? Venha conhecer a "Churrascaria Porco à Paraguaia". Aqui você encontra um ambiente amplo, agradável pra você e sua família. 

Na "Churrascaria Porco à Paraguaia" você encontra uma grande variedade da culinária caipira. Tudo isso ao som de uma boa música sertaneja. 

Temos churrasco, galinhada, rabada, moqueca de surubim, feijoada e muito mais! Aos finais de semana você se delícia com o porco à paraguaia e o costelão recheado.

Churrascaria Porco à Paraguaia - Rua Castro Alves, esquina com a Rua Mato Grosso, no centro de Luís Eduardo Magalhães. Atendemos todos os dias das 11h30 às 14h. Telefone: 77 9.9923 7956.

Obs. Não abrimos as terças-feiras.

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Abr/17

Supermercado Barateiro - Vem comprar barato!

Fonte:Publicidade
()
05
Abr/17

Câmara de Barreiras aprova contas de 2015 do Executivo Municipal

Na sessão desta terça-feira, 04, foi colocada em votação a prestação de contas da prefeitura de Barreiras, referente ao Exercício financeiro de 2015. Por 17 votos a favor os vereadores acompanharam o parecer prévio do TCM que aprovou as contas com ressalvas. Também foram aprovados os pareceres das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento, Contas e Fiscalização, que emitiram opinião favorável a aprovação.  
 
Os vereadores João Felipe e Otoniel Teixeira votaram contra por não concordar com o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, mesmo ao conceder multa ao ex-gestor Antonio Henrique de Souza Moreira no valor de $ 7.000,00, e determinar o ressarcimento ao erário público com o valor de 3.079,90, referente a juros e multas pelo atraso do pagamento de tarifas da Coelba, Telemar Correios e multas de trânsito. 
   
Tanto o Tribunal de Contas quanto as Comissões da Câmara, consideram que as irregularidades apontadas não impactaram no resultado final, que decidiu pela aprovação e avaliam que houve o cumprimento de obrigações constitucionais, a exemplo do repasse ao Poder Legislativo no valor total de $ 9.399.999,96, em conformidade com o valor estipulado; aplicação de recursos na Educação do Município, correspondente a 25,70%; aplicação de recursos na remuneração de profissionais em efetivo exercício do magistério, correspondente a 77,41%; aplicação de recursos em Ações e Serviços Públicos de Saúde do município, equivalente a 20,90% e aplicação de recursos com despesas com pessoal, correspondente a 53,88%.

Fonte: Ascom
()
05
Abr/17

Compre o seu lote no Jardim Europa - A melhor infraestrutura da cidade

Fonte: Publicidade
()
05
Abr/17

LEM tem a UNIPEÇAS - Centro Automotivo. Venha nos visitar!





















Luís Eduardo Magalhães agora conta com uma grande loja no ramo automotivo com serviços de qualidade e garantia nacional.

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D e balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica.

Atendemos todas as marcas nacionais e importados trabalhamos com peças originais. Temos um ambiente climatizado, espaçoso e confortável para você e sua família.

Contando com uma experiência de 16 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.

UNIPEÇAS – Avenida Kichiro Murata, 463, Jardim Imperial, fone: 77 3628-6988. Em Barreiras, na Rua Lomanto Junior, 290, bairro JK.

Fonte: Publicidade
()
05
Abr/17

PAI - Plano Assistencial Integrado. Atendendo toda a região oeste da Bahia

Fonte: Publicidade
()
05
Abr/17

Proteja sua frota e fique mais seguro com a Global System

Fonte: Publicidade
()
05
Abr/17

Riachão: Colisão entre carro e caminhão deixa um ferido na BR 135









A Polícia Rodoviária Federal registrou um acidente envolvendo carro e caminhão na BR 135, no KM 197, na altura da Fazenda Olinda, nas proximidades do entroncamento de Santa Rita, no município de Riachão das Neves, deixando uma pessoa gravemente ferida. 

Segundo informações, o condutor de um veículo Fiat Pálio Weekend seguia sentido Riachão das Neves, quando perdeu o controle do carro, invadiu a contramão vindo a colidir contra um caminhão que seguia no sentido contrário.

Com o impacto, o motorista perdeu o controle do caminhão e saiu da pista.

Já o condutor do Fiat Pálio acabou ficando gravemente ferido e preso nas ferragens, sendo socorrido no local por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para ajudar no resgate do motorista das ferragens.

 A PRF registrou o acidente.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()