Notícias

21
Jul/15

Lus Eduardo Magalhes sedia Seminrio de Sensibilizao do MATOPIBA


Para o prefeito Humberto Santa Cruz é indiscutível a importância em se promover articulações e debates sobre o MATOPIBA

O município de Luís Eduardo Magalhães realizou na tarde desta segunda-feira, 20, o primeiro Seminário de Sensibilização do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Região do MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A ideia foi de promover o entendimento acerca do plano MATOPIBA, sobretudo no que tange a investimentos nos municípios, previstos para o período 2015/2016.

A região do MATOPIBA é considerada a última fronteira agrícola do mundo e atualmente representa cerca de 10% da produção de grãos no Brasil, sendo também estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país. 

Para o prefeito Humberto Santa Cruz é indiscutível a importância em se promover articulações e debates para a estruturação de diretrizes, definição dos objetivos e estabelecimento das metas do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do MATOPIBA. “Não pretendemos apenas cobrar dos governos Estadual e Federal. Queremos, como sempre, ser protagonistas ativos na construção e desenvolvimento sustentável proposto pelo MATOPIBA”, defendeu.

O prefeito Humberto Santa Cruz afirmou que o município de Luís Eduardo Magalhães está contribuindo na formação de um grupo técnico de trabalho com objetivo da criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável no Oeste da Bahia. Este grupo está, inclusive, organizando a primeira reunião de articulação regional das entidades organizadas que representam a sociedade civil e os poderes públicos municipais, visando a constituição da Agência. 

“Essa articulação é fundamental para construirmos coletivamente este plano, pois prevê, entre outras coisas, o desenvolvimento de um sistema logístico de produção, formação de mão de obra, industrialização, armazenamento, transporte, além de soluções para os resíduos, aumento da oferta de energia, saneamento e gestão ambiental a partir das bacias hidrográficas”, explicou Humberto. 

O Seminário de Sensibilização do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Região do MATOPIBA é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e EMBRAPA, em parceria com a Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil (CONACI/BR) E promoção Federação Estadual de Consórcios da Bahia (FECBA) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Nesta terça-feira, 21, o seminário será realizado no município de Balsas/MA. 

 

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades