Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
01
Ago/22

OFETAS PREMOLEM - Industria de Pré-Moldados

PREMOLEM - Indústria de Pré-Moldados
End: Rua Alagoinhas, 130 - Santa Cruz.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-4067
Nosso Site: www.premolem.com.br
Acesse nossas redes : @premolem

Fonte:Publicidade
()
01
Ago/22

Em Roda Velha você se veste bem no Armazém do Jeans

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Ago/22

Seja um corretor de imóveis

Faça um curso com Maísa Regis. Corretora e Coordenadora de Cursos

✅ Você sabia que a profissão de Corretor de imóveis é uma das mais rentáveis do mercado de trabalho ? Seja um Corretor de Imóveis!!!🏘️🏡🏚️ 📱Entre em contato conosco. Que explicaremos tudo sobre essa profissão. Uma excelente oportunidade para você!!!

Informações:
77 9.9971- 2141
[email protected]
@maisaregisimoveis

Seja um Corretor de Imóveis!

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Ago/22

A Hidráulica União está agora em novo endereço para melhor lhe servir em LEM

Rua Jatobá, 213, Jardim Imperial, próximo a Portaria da Galvani. Fones: 3628-2250 - 9.9956-1561








Serviços de torno e solda




Bombas, motores, comando, caixa de direção. Estoque completo para melhor lhe atender...





Hidráulica União Peças e Serviços - Rua Jatobá, 213, Jardim Imperial, próximo a Portaria da Galvani. Fones: 3628-2250 - 9.9956-1561.

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Ago/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
01
Ago/22

Barreiras: Capotamento de veículo nas proximidades da ABA Manutenção de Aeronaves deixa uma pessoa ferida

No início da madrugada de hoje, segunda-feira, 1, por volta da 0h10, o condutor de um veículo GM Corsa, perdeu o controle na rodovia, e acabou capotando em frente a  ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras.

Não há maiores detalhes do acidente de trânsito, havia duas pessoas a bordos, o condutor não foi encontrado no local e o carona que ficou ferido, foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para a UPA.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
01
Ago/22

Condutor de caminhonete fica ferido após subir canteiro e derrubar placas próximo a Câmara Municipal de Barreiras

Na noite de ontem, domingo, 31, por volta das 20h30, o condutor de uma caminhonete Toyota Hilux, perdeu o controle da direção, subiu o canteiro que fica na BR 242, próximo a Câmara Municipal de Vereadores, na cidade de Barreiras.

O veículo acabou atingindo e derrubando placas de trânsito e outra de uma publicidade que há no local da prefeitura.

Uma equipe do SAMU socorreu o condutor no local que teve ferimentos leves e foi encaminhado para a UPA.

A Guarda Civil Municipal sinalizou o local e registrou o acidente.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
01
Ago/22

Barreiras: Homem morre após ser atingido por Jet Ski nas águas do Rio Grande

No final da tarde de ontem, domingo, 31, por volta das 17h30, ocorreu um acidente com vítima fatal nas águas do Rio Grande, próximo a "ponte de cimento", nas imediações do centro histórico de Barreiras.

Segundo informações, um condutor de um Jet Ski, teria perdido o controle, não viu um homem descendo o rio de boia, vindo a atingir o mesmo violentamente.

O condutor do Jet Ski teve ferimentos e fratura em uma das pernas; já o senhor ainda não identificado que descia de boia, acabou vindo a óbito.

Uma equipe do SAMU esteve no local mas não havia o que fazer. O corpo, após perícia técnica, foi removido para o IML do DISEP onde passa por necropsia e aguarda possível identificação por familiares.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
01
Ago/22

Cientistas descobrem onde começou a pandemia da Covid-19

Pesquisadores atestaram que os primeiros casos em humanos surgiram em 2019, num mercado de peixes em Wuhan, na China

Uma equipe internacional de 18 pesquisadores, incluindo um cientista da Universidade de Utah Health, determinou que os primeiros casos de Covid-19 em humanos surgiram em um mercado atacadista de peixe  em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Eles vincularam esses casos a morcegos, raposas e outros mamíferos vivos infectados com o vírus, vendidos para consumo de sua carne ou pele.

A descoberta, publicada nesta terça-feira 26, na revista Science, confirma os primeiros relatos, posteriormente rejeitados por altos funcionários chineses, de que os animais vivos vendidos no mercado atacadista de frutos do mar de Huanan eram a provável fonte da pandemia que já custou pelo menos 6,4 milhões vidas desde que surgiu pela primeira vez há quase três anos.

“Estes são os estudos mais convincentes e detalhados do que aconteceu em Wuhan nos estágios iniciais do que se tornaria a pandemia de Covid-19”, diz Stephen Goldstein, coautor do estudo liderado por Kristian Anderson, do Scripps Research Institute em La Jolla do primeiro autor Michael Worobey, 

da Universidade do Arizona. Goldstein é pesquisador de pós-doutorado no departamento de Genética Humana da U of U Health. 

“Mostramos de forma convincente que as vendas de animais selvagens no mercado de Huanan, em Wuhan, estão implicadas nos primeiros casos humanos da doença”. 

Entre as principais descobertas do estudo, destacam-se:

O surgimento do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, provavelmente pode ser atribuído a uma ou mais das 10 a 15 barracas do mercado que vendiam cães, ratos, porcos-espinhos, texugos, lebres, raposas, ouriços vivos, marmotas e o chinês Muntjac (um pequeno cervo). Autoridades de saúde e pesquisadores detectaram o SARS-CoV-2 em gaiolas, carrinhos e grades de drenagem de animais nesses locais.

As únicas áreas onde o vírus estava se espalhando em dezembro de 2019 eram bairros a menos de 800 metros do mercado. Anteriormente, alguns pesquisadores sugeriram que o SARS-CoV-2 foi trazido para o mercado de outras partes da cidade e se espalhou entre seus clientes. Em vez disso, as novas descobertas sugerem que o vírus se originou no mercado por meio de vendas de animais vivos e se espalhou lentamente de lá para bairros próximos e depois para a cidade em geral.

Duas variantes do SARS-CoV-2 foram detectadas no mercado. Isso indica que ambas as variantes se originaram independentemente no mercado e ajuda a confirmar a hipótese 

dos cientistas de que a disseminação precoce da infecção começou lá. Se o vírus se originou em outro lugar, é mais provável que apenas uma única variante tenha sido encontrada.

No futuro, os pesquisadores dizem que as autoridades públicas devem buscar uma melhor compreensão do comércio de animais selvagens na China e em outros lugares 

e promover testes mais abrangentes de animais vivos vendidos nos mercados para reduzir o risco de futuras pandemias.

Fonte:Veja
()
31
Jul/22

DF proíbe distribuição de sacolas plásticas a partir de segunda-feira

Apenas sacolas feitas com material biodegradável estão autorizadas

As sacolas plásticas comuns distribuídas em lojinhas e supermercados para transportar mercadorias estão com horas contadas no Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (1º), a distribuição ou venda delas está proibida, e apenas as feitas com material biodegradável ou biocompostável, que demoram menos tempo para se decompor, estão autorizadas no comércio local.

A proibição de sacolas com matérias que agridem o meio ambiente está prevista na Lei Distrital 6.864, sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, em 21 de junho de 2021. O prazo foi estendido neste fim de semana.

Segundo o presidente do Sindicato dos Supermercados do DF (Sindisuper), Jair Prediger, as empresas associadas estão cientes e vão cumprir a determinação.

“Os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, assim consideradas aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e o transporte de produtos e mercadorias em geral”, diz a norma legal.

Para tentar diminuir custos e garantir que os consumidores saiam dos estabelecimentos com seus produtos, os supermercados deverão vender sacolas reutilizáveis, feitas com material resistente e não poluentes.

No Brasil, em 2011, Belo Horizonte foi a primeira cidade no país a proibir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados. De lá para cá, cresce em todo o Brasil o movimento para proibir o uso de sacolas plásticas comuns, e muitas outras cidades brasileiras já adotam a medida.

Fonte:Agência Brasil
()
31
Jul/22

Você pode ajudar? Bombeiro Militar da Bahia precisa fazer tratamento de sua saúde nos EUA, assista e entenda

Vaquinha

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/esperanca-para-o-soldado-bombeiro-lucas?utm_campaign=whatsapp&utm_content=2912251&utm_medium=website&utm_source=social-shares

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares
()
31
Jul/22

Lei sobre violência política contra mulher estreia com pena de até 6 anos de prisão

Coibir agressões online será um dos maiores desafios da nova legislação nas eleições de 2022.

A eleição geral de 2022 será a primeira na história do Brasil a contar com uma lei federal sobre violência política de gênero em vigor.

Aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência em 2021, a legislação caracteriza como crime assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar uma candidata, com menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou ainda à sua cor, raça ou etnia.

A medida também vale para mulheres que já estão no poder e a pena prevista é de até quatro anos de prisão e multa. No entanto, se as ofensas acontecerem pela internet ou redes sociais, a reprimenda pode chegar a seis anos de reclusão.

Apoiada pela esquerda e admitida pelo governo federal, a lei que instituiu o crime de violência política de gênero foi capitaneada pela bancada feminina na Câmara dos Deputados por legendas como o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Além do crime de violência política contra a mulher, previsto no Código Eleitoral, há ainda o delito de violência política, que já consta nos crimes contra o Estado de Direito, com punição de três a seis anos de prisão e multa.

A criação de dois crimes, um direcionado apenas a mulheres e outro genérico, pode resultar num conflito jurídico na disputa por competência processual, na avaliação de Fernando Neisser, advogado especialista em direito eleitoral.

“Se uma mulher sofrer ataques que dificultem sua campanha será possível, eventualmente, inferir dois crimes ao agressor. Não temos como antever como a jurisprudência vai lidar com isso. Um crime será julgado pela Justiça Eleitoral e o outro pela Justiça comum”, declarou o jurista à Folha.

Fonte:Conexão Política
()
31
Jul/22

IBGE lança Censo 2022 nesta segunda

Lançamento oficial será no Museu do Amanhã, no Rio

“O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil.” A afirmação é do diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, que, em entrevista à Agência Brasil, destacou a importância do 13º Censo Demográfico, que será iniciado amanhã (1º), com lançamento oficial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, acompanhado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Azeredo, responder o Censo é um ato de cidadania. “É como votar, como tirar um documento. É fundamental que todo cidadão procure ser recenseado e receba o recenseador do IBGE.”

O Censo é uma operação importante para o país porque permite conhecer os detalhes de como a população vive, quantas são as pessoas e onde elas estão. “É importante para a sociedade, para o governo, para as empresas públicas e privadas, para os gestores públicos e da iniciativa privada. Se você vai abrir uma empresa em determinado município, precisa conhecer detalhes daquele município”.

Vacinas

Como exemplo, o diretor de Pesquisas chamou a atenção para a importância do Censo durante a distribuição de vacinas contra a covid-19. Sem o Censo atualizado, muitos prefeitos não sabiam exatamente qual era a população de suas cidades. Com isso, alguns municípios receberam vacina a mais e outros, a menos.

A pandemia foi ainda a responsável pelo adiamento do Censo, que deveria ter ocorrido em 2020. Para Azeredo, é fundamental atualizar o quantitativo da população em cada município. “Até porque toda distribuição do número de vereadores, do número de deputados, tudo isso corre em função dos números do Censo da estimativa de população”.

O 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A perspectiva é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo deverá ser encerrado em outubro.

Os primeiros resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município devem ser publicados no dia 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Geolocalização

Azeredo informou que o processo do Censo 2022 será feito 100% de forma digitalizada. “A gente está com um orgulho muito grande de ter conseguido fazer, desta vez, não só a coleta eletrônica, mas cada smartphone ou dispositivo móvel de coleta (DMC), utilizado para fazer o Censo, vai estar com um chip que vai permitir a transmissão direta dos dados coletados. Isso dá maior segurança”. Caso esses equipamentos venham a ser extraviados ou sofram algum acidente, a informação já foi transferida.

Outro ponto importante é que, para a entrevista, o cidadão precisa estar domiciliado. A expectativa é identificar 76 milhões de domicílios particulares, de acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE.

Além disso, todas as casas serão geolocalizadas. Com isso, é possível saber com exatidão a quantidade de domicílios em determinado local. A ferramenta pode ser útil, inclusive, em situações de desastres como as ocorridas em Brumadinho, em janeiro de 2019, e em Petrópolis, em março deste ano.

“Se a gente tivesse captado, em 2010, as marcas de GPS, teria ali a marcação de todas as casas que foram afetadas pelas chuvas e ajudaria, inclusive, a Defesa Civil, a identificar onde poderia ter uma residência ou não. Essa é uma grande novidade do Censo brasileiro para maior segurança e cobertura da operação. Eu acho que é um dos pontos fundamentais do Censo essa captura das coordenadas de GPS”, afirmou.

Recenseadores

Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181.

Questionário específico
Outras novidades introduzidas pelo Censo 2022 incluem a maior identificação de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e em comunidades indígenas, que terão questionários específicos.

O Censo inclui também perguntas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas diagnosticadas por profissional de saúde com transtorno de espectro autista (TEA).

O Censo é constituído de dois questionários: um menor, que demora cinco minutos para ser preenchido; e outro maior, que demora em torno de 16 minutos. Cerca de 10% da população vai precisar responder ao questionário mais completo.

Imigrantes

O diretor do IBGE afirmou que os imigrantes estarão dentro da população estimada de 215 milhões de pessoas no Censo 2022. Segundo ele, o número pode ser menor em razão do aumento da mortalidade e da queda da fecundidade no país.

Tendo em vista o elevado fluxo de venezuelanos que entram no país via Roraima, o IBGE está realizando um trabalho especial naquele estado por conta da Operação Acolhida e das pessoas abrigadas. Nessa tarefa, o IBGE conta com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), ambas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), para realizar o Censo em Roraima, com suporte do governo estadual.

A Operação Acolhida é uma operação deflagrada pelo Exército brasileiro desde fevereiro de 2018 que visa proteger os venezuelanos que atravessam a fronteira, prestando auxílio humanitário aos imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, refugiados da crise política, institucional e socioeconômica que acomete a República Bolivariana da Venezuela.

Como há imigrantes em outros locais do Brasil, Cimar Azeredo informou que o IBGE segue o conceito de morador da ONU, referente à pessoa que tem um domicílio e não está afastada da residência por um período superior a 12 meses. “Com certeza, esse Censo vai ser muito importante para que a gente possa ter a identificação dessa população migrante no país”.

Tecnologia

O IBGE conta este ano com um data center para auxiliar no processamento das informações do Censo Demográfico 2022.

O arcabouço tecnológico desenhado para o Censo permitirá que os resultados sejam divulgados de forma mais célere, ao contrário do que ocorreu em edições anteriores.

A meta é publicar, no início de 2023, as primeiras informações. Em dezembro de 2022, serão divulgados resultados preliminares do Censo referentes à população. Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

Ainda na estrutura tecnológica, há uma parte relativa à proteção e segurança dos dados. Toda a equipe do IBGE, que alcança cerca de 220 mil pessoas, foi treinada para mostrar os códigos de ética e boas práticas em relação a sigilo e confidencialidade.

Os dados dentro dos equipamentos estão criptografados e contarão com um sistema de proteção. Mesmo depois da realização do Censo, o IBGE tem uma política de sigilo e confiabilidade, além de comitês de ética, responsáveis por essa questão internamente.

“A população pode ficar tranquila que as informações não serão disponibilizadas nunca. A confidencialidade e o sigilo das informações fazem parte da criação de um instituto de estatística como o IBGE”, afirmou Azeredo

Recado

Azeredo, que foi recenseador em 1980 e, agora, está na Diretoria de Pesquisas, diz que tem orgulho da história que construiu dentro do IBGE e pede que a população receba o entrevistador do instituto.

“O Censo é fundamental para você, para o país, para todo mundo. É importante que um país se conheça. E é fundamental receber o recenseador do IBGE, tratar o recenseador com cordialidade, responder corretamente ao Censo. Se, por acaso, o seu domicílio não for recenseado, procure o IBGE, não fique de fora. Não é legal ficar de fora do Censo. O legal é dizer que foi recenseado.”

Fonte:Agência Brasil
()
31
Jul/22

Em 31 anos, só 5% das propostas sobre o sistema tributário avançam

Em 31 anos, apenas 5% de todas as quase 5.000 proposições legislativas em matéria tributária apresentadas à Câmara caminharam no sentido de deixar o regime mais progressivo –o que tornaria a cobrança de tributos menos pesada para os mais pobres.

É o que diz a nota técnica “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades”, série de publicações científicas do CEM (Centro de Estudos da Metrópole) –que é um Cepid (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O relatório, que teve apoio da instituição Samambaia Filantropia, traz os resultados de estudo conduzido por Eduardo Lazzari e Rodrigo Mahlmeister, pesquisadores do CEM, e da professora Marta Arretche, uma das pesquisadoras principais do CEM.

O grupo avaliou propostas dos congressistas de 1989 a 2020 e descobriu que o tema é de grande interesse da Casa Baixa. Neste período, 4.841 proposições legislativas –projetos de lei, projetos de lei complementar, medidas provisórias ou propostas de emenda à Constituição– que tratam de assuntos tributários foram submetidas à Câmara. “Essa cifra representa média de 154 proposições por ano, o que está longe de caracterizar baixa prioridade parlamentar a este tipo de matéria”, dizem.

No entanto, só 5% de todas as proposições legislativas em matéria tributária apresentadas à Casa no período podem ser classificadas como progressivas. “A regressividade do sistema tributário brasileiro não pode ser atribuída à omissão do Congresso e, sim, às preferências dominantes. O comportamento parlamentar padrão na política tributária não visa a reformar a regressividade do sistema tributário brasileiro”, destacam.

O modelo regressivo, hoje em vigor, baseia-se na criação e existência de mais tributos indiretos, como o que incide sobre o consumo de bens e serviços. Um exemplo de tributo indireto é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Já no sistema progressivo os tributos são diretos, recaindo sobre o rendimento e a propriedade –caso, por exemplo, do IR (Imposto de Renda).

BENEFÍCIOS PARA GRUPOS ESPECÍFICOS Segundo o estudo, a principal preferência dos congressistas ao fazer proposições na área tributária é a concessão de novos benefícios fiscais, que se destinam a beneficiar grupos específicos. Das 4.841 proposições legislativas em matéria tributária apresentadas à Câmara no período, 67,2% criavam despesa dedutível no Imposto de Renda, uma isenção no mesmo imposto, isenção no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ou ainda um regime especial, beneficiando grupos específicos em 2 ou mais tributos. “Em outras palavras, de cada 100 projetos na política na política tributária, 67 buscam criar uma norma que reduz a tributação para algum grupo por meio de um benefício”, afirmam.

Além disso, os números levantados indicam que os congressistas das regiões mais pobres priorizam regimes especiais, ao passo que os das áreas mais prósperas priorizam deduções do IR. A análise geográfica mostra que, de forma geral, as bancadas de todas as regiões apresentam patamar baixo de proposições progressivas, mas os deputados da região Nordeste submeteram número maior, enquanto as regiões Sul e Norte apresentaram taxa inferior à média.

Fonte:Com informações da Agência Fapesp e da assessoria do CEM/Poder 360
()
31
Jul/22

Bahia confirma três primeiros casos de varíola dos macacos no interior

 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou neste sábado (30), que registrou os três primeiros casos confirmados da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, no interior do estado. Salvador agora contabiliza nove casos.

De acordo com a Sesab, dois dos casos confirmados no interior do estado foram registrados em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O outro é em Ilhéus, no sul da Bahia.

O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 50 casos suspeitos da "Monkeypox".

São notificações dos municípios de Amargosa (1), Aratuípe (1), Barra (1), Cairu (1), Camaçari (2), Canarana (1), Conceição do Coité (1), Conceição do Jacuípe (1), Cruz das Almas (1), Dias D’Ávila (1), Ibicaraí (2), Itaberaba (4), Itapebi (1), Itiruçi (1), Jaguaripe (1), Lauro de Freitas (1), Nazaré (1), Salvador (19), Santa Cruz Cabrália (4), Santo Antônio de Jesus (1), São Gonçalo dos Campos (1), São Miguel das Matas (1), Ubaíra (1) e Vitoria da Conquista (1).

A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  • Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
  • Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. 
Fonte:G1
()
31
Jul/22

Governo reduz IPI de produto fora da Zona Franca de Manaus em 35%

O governo editou neste sábado (30) um decreto que determina a redução de 35% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus.

A medida vem após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o tema.

Em fevereiro, o governo havia cortado o IPI em 25%, e ampliou o corte para 35% em abril. Moraes suspendeu a ampliação para bens que são produzidos na Zona Franca, atendendo a pedido do partido Solidariedade, que alegou que a redução afrontaria a proteção constitucional da região.

Os produtores da ZFM não pagam IPI e, portanto, não seriam afetados pelo corte linear do tributo. Seus concorrentes, porém, teriam alívio na carga tributária, o que reduziria a competitividade da região.

“Sem a existência de medidas compensatórias à produção na Zona Franca de Manaus, [a medida] reduz drasticamente a vantagem comparativa do polo, ameaçando, assim, a própria persistência desse modelo econômico diferenciado constitucionalmente protegido”, afirmou Moraes na decisão de maio.

Com o novo decreto, o governo espera viabilizar a redução de 35% do IPI para a maioria dos produtos fabricados no país. “Ao detalhar os produtos que terão suas alíquotas alteradas, a nova edição esclarece a correta aplicação do IPI sobre o faturamento dos produtos industrializados, garantindo segurança jurídica e o avanço das medidas de desoneração tributária”, diz o Ministério da Economia.

O texto prevê, ainda, a redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis. A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados.

Além disso, o governo afirma que o texto prevê preservação da produção efetiva da Zona Franca de Manaus, buscando garantir a competitividade da área mesmo com a redução tributária.​

Fonte:Política Livre
()
31
Jul/22

Formosa do Rio Preto: Homem morre eletrocutado durante instalação de antena de TV a cabo

Um choque elétrico matou um homem de 57 anos em Formosa do Rio Preto, pouco depois do meio-dia de sexta-feira (29). No momento do acidente, ele estava sobre o telhado de um ponto comercial localizado às margens da BR-135, na área urbana, instalando uma antena de TV por assinatura.

Segundo informações iniciais do site Portal do Cerrado, ele passava um cabo guia em aço por uma canaleta e é provável que tenha encontrado um fio energizado e desencapado. Com o choque ele caiu sobre o telhado, onde também havia uma canaleta de zinco.

O SAMU foi acionado e técnicos tiveram que quebrar parte do telhado para a retirada dele. Os socorristas já encontraram o corpo sem atividade cardíaca, diagnosticada também por ECG no local. Abalada, a esposa esteve no local, mas foi encaminhada para o Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, junto com uma filha do casal.

A vítima identificada como Wilmar Ferreira dos Santos, era funcionário público municipal, trabalhava como motorista no hospital de Formosa do Rio Preto, e fazia diversos trabalhos extras. Vários colegas dele foram ao local do acidente, lamentando a morte.

Ele deixa esposa, irmãos, filhos e netos. No início da noite, a prefeitura lamentou a morte dele em uma nota. Segundo informou, ele fazia parte do quadro efetivo e trabalhou por mais de 20 anos.

Fonte:Do Bahia Notícias
()
30
Jul/22

Nota da Secretaria de Saúde de Barreiras sobre a veiculação de caso suspeito da Varíola dos Macacos no Município

A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que vem acompanhando criteriosamente o surto em andamento da doença Varíola dos Macacos, causada pelo vírus monkeypox, conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Informa ainda que até o presente momento, nenhum caso suspeito foi identificado e/ou confirmado no município.

Fonte:Dircom PMB
()
30
Jul/22

Bahia registra 1.489 casos de Covid-19 e mais 5 óbitos

A Bahia registrou neste sábado (30) 1.489 casos de Covid-19 e 2.105 recuperados e mais 5 óbitos. Dos 1.660.378 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.623.884 já são considerados recuperados, 6.140 encontram-se ativos e 30.354 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico deste sábado (30) contabiliza ainda 1.955.983 casos descartados e 357.760 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado.

Fonte:Política Livre
()
30
Jul/22

Cipe Cerrado confronta homicida em Bom Jesus da Lapa

 

Na noite de ontem, sexta-feira, 29, por volta das 21h30, a Cipe Cerrado confrontou um homicida no Residencial Vale Verde na cidade de Bom Jesus da Lapa.

A guarnição da CIPE CERRADO avistou um homem, a bordo de uma motocicleta, que ao avistar a viatura da Unidade Especializada tentou empreender fuga. Foi dada voz de abordagem, mas o homem optou por realizar disparos de arma de fogo contra a guarnição, que tomou postura de segurança e revidou à injusta agressão.

O resistente que portava um revólver calibre 38, caiu ao solo, foi imediatamente socorrido ainda com sinais vitais, porém, seu óbito foi constatado na UPA de Bom Jesus da Lapa pelo médico plantonista. Posteriormente, a guarnição tomou conhecimento que o resistente era um múltiplo homicida, integrante de um grupo criminoso que atua em Bom Jesus da Lapa e região. O procedimento legal foi realizado no DISEP.

Fonte:Cipe Cerrado
()
30
Jul/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

GleiFit - Marmitas saudáveis Fit. Comida caseira sem conservantes!!!

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Disk Marmitex - Sabor Caseiro - Cardápio do dia - Feijoada e Dobradinha

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
30
Jul/22

Hoje tem feijoada com música no Tempero Novo

Fonte:Publicidade
()