Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
09
Ago/22

PETO 83ª CIPM prende mulher com droga ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras

O scanner do Conjunto Penal detectou a droga nas partes íntimas

Na tarde de hoje, terça-feira, 9, por volta das 13h, o PETO da 83ª CIPM, apreendeu droga com uma mulher que tentou infiltrar para o companheiro no Conjunto Penal de Barreiras.

Por terminação do coordenador de área, foi realizado busca pessoal em uma mulher que o scanner já havia detectado um objeto na parte íntima e ao ser questionada, acabou confessando que havia droga do tipo maconha em sua calcinha e que iria entregar ao companheiro que se encontra detido.

A droga que já estava em posse dos agentes do Conjunto Penal, quando a PM apreendeu e encaminhado juntamente com a mulher para a delegacia de polícia para adoção de medidas cabíveis.

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares/83ª CIPM
()
09
Ago/22

Ofertas APPLE SHOPP

Apple Shop, tudo para seu Iphone!
End: Rua José Cardoso de Lima, 1391, Galeria ONE, sala 06.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Chama no WhatsApp: 77 99823-1111
Acesse nossas redes : @appleshoplem

 

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

Ofertas CLICK - Celulares e Informática

CLICK Celurares e Informática
End: Rua Piauí, 630 - Centro.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-9011
Acesse nossas redes : @lojaclick.lem

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

PREMOLEM - Industria de Pré-Moldados

PREMOLEM - Indústria de Pré-Moldados
End: Rua Alagoinhas, 130 - Santa Cruz.
Luís Eduardo Magalhães-BA

Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-4067
Nosso Site: www.premolem.com.br
Acesse nossas redes : @premolem

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

TRE-BA já convocou mais de 33 mil mesários via WhatsApp

O eleitor que pretende atuar como mesário nas Eleições Gerais do próximo mês de outubro deve ficar atento às notificações do WhatsApp. É que, apesar do encerramento do período oficial de convocação dos mesários - previsto pelo calendário eleitoral para ocorrer entre 5 de julho e 3 de agosto - novas notificações estão sendo feitas pelo TRE baiano por meio do aplicativo de mensagens para preenchimento das vagas daqueles que não responderam ao chamamento ou solicitaram dispensa da função. 

A justificativa para a recusa deve ser apresentada ao cartório eleitoral em um prazo de cinco dias, a partir da data da notificação. Aqueles convocados até a última quarta-feira (3/8), por exemplo, tiveram até esta segunda-feira (8/8) para solicitar a dispensa da nomeação.

As convocações por meio do aplicativo de mensagens são feitas por um sistema próprio, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA. Até o final da tarde desta segunda-feira (8/8), o Sistema de Gestão de Convocações Eleitorais (SGCE) já havia notificado mais de 33 mil pessoas sobre a convocação eleitoral via WhatsApp. 

De acordo com o Eleitoral baiano, a notificação enviada através do aplicativo de mensagens possui informações sobre o local em que a pessoa deve se apresentar no dia da eleição, além de orientações sobre como acessar a carta de convocação. Em caso de dúvidas, o Regional orienta ao eleitor convocado que entre em contato com seu respectivo cartório. A lista completa com endereço e telefones dos cartórios eleitorais da Bahia pode ser encontrada no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). Clique aqui para acessar. 

Outras formas de convocação

Além do WhatsApp, o TRE baiano informa que os mesários podem ser convocados por outros meios, como e-mail e carta. Ao todo, a estimativa é a de que 147.460 mesários atuem durante as eleições deste ano no estado. Em Salvador, o pleito deverá contar com cerca de 20.500 mesários.

Conforme a servidora do TRE baiano, Silvana Caldas, as convocações realizadas fora do período de 5 de julho a 3 de agosto são necessárias em razão de vagas não preenchidas. “Pois, podem ser identificadas a necessidade de substituições, em razão de alguma situação que impossibilite a participação do eleitor convocado”, esclarece.

“A depender do número de substituições necessárias, essa convocação pode seguir até bem próximo da data do pleito”, conta Silvana. Por isso mesmo, ela orienta àqueles que desejarem participar das eleições como mesários que se inscrevam, o quanto antes, no Programa Mesário Voluntário, o que pode ser feito por meio do site do TRE-BA ou, presencialmente, no cartório eleitoral do interessado. 

Fonte:TRE BA
()
09
Ago/22

Varíola dos macacos: governo federal determina nível máximo de alerta

Segundo Ministério da Saúde, este nível de alerta pode culminar até na declaração de emergência em saúde pública de importância nacional

Com 2.293 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu nível máximo de alerta para lidar com a transmissão do vírus.

De acordo com o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox, publicado pelo órgão no fim de semana, há três níveis classificação da emergência de saúde. A pasta adotou o último grau para classificar a varíola dos macacos no país.

Nesse nível de alerta, a doença é considerada uma “ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma ampla resposta governamental”. Na prática, a iniciativa do governo visa alertar a todos os órgãos que a monkeypox demanda atenção máxima.

“Este evento constitui uma situação de excepcional gravidade, podendo culminar na declaração de emergência em saúde pública de importância nacional (Espin)”, informou o Ministério da Saúde no plano de contingência.

Devido ao aumento no número de casos confirmados no país, à incidência de transmissão comunitária e à falta de remédios para tratar a doença, a pasta decidiu estabelecer o nível máximo de alerta.

Fonte:Metrópoles
()
09
Ago/22

MP realiza 14 inspeções durante Romaria de Bom Jesus da Lapa

Unidades de saúde, de pronto atendimento do Samu, Conselho Tutelar, Casa de Acolhimento Institucional, Casa de Abrigamento Provisório e hotéis foram inspecionados por promotores de Justiça e servidores do Ministério Público estadual durante atuação institucional na Romaria de Bom Jesus da Lapa 2022. Entre os últimos dias 03 e 06 de agosto, os integrantes do MP vistoriaram 14 estabelecimentos. Eles estiveram na unidade móvel de atendimento da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, Posto do Corpo de Bombeiros, Coroa do Rio São Francisco e Barrinha do Rio São Francisco. O intuito foi verificar a adequação das unidades, serviços e locais para o atendimento dos cidadãos que participavam do evento festivo religioso na cidade.

Já no primeiro dia de atuação do MP, que instalou unidade móvel para atendimento da população na rua, os promotores de Justiça realizaram vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA -24HR) e avaliaram a adequação do serviço frente ao aumento de pessoas na cidade. Eles constataram que houve aumento no número de médicos plantonistas e de servidores na unidade de saúde, que estava atendendo a demanda recebida de maneira adequada. Segundo os promotores de Justiça Paulo Victor Zavarize e Adriana Cortopassi, a unidade estava em perfeitas condições de funcionamento, cumprindo o que foi alinhado com o plano de ação requisitado pelo Ministério Público. Os promotores de Justiça também fizeram vistorias no Conselho Tutelar, que cumpriu com as recomendações do MP e fez rondas preventivas, e na Casa de Acolhimento – Casa de Passagem Aloísio Tanajura.

O MP realizou vistoria ainda no Hospital Municipal Carmela Dutra, tendo verificado funcionamento regular, com disponibilidade de vagas. A inspeção foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Marcélio Magno Magalhães da Silva, e pelo coordenador administrativo do Hospital, Lindomar Rodrigues de Jesus. Visitas institucionais foram realizadas à unidade móvel da PRF e da Polícia Civil localizada no entorno do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Os promotores de Justiça Paulo Victor Zavarize, Elias Silva Rodrigues, Jurgen Wolfgang Fleischer Juniro, Adriana Cortopassi, Amanda Buarque Bernardo e Caroline Vianna Longhi realizaram diversos atendimentos na unidade móvel do MP, promovendo orientações e encaminhamentos de demandas relativas às áreas da saúde, meio ambiente, urbanismo, consumidor, cidadania, violência doméstica, entre outros.

Durante fiscalizações realizadas em hotéis para verificar se os registros de crianças e adolescentes estavam de acordo com a legislação e a recomendação do MP, promotores de Justiça verificaram que alguns hotéis estavam atuando de forma irregular. O MP os orientou e advertiu quanto à falta de documentos das crianças e acionou o Conselho Tutelar para que fiscalizasse a abordagem feita a crianças e adolescente nesses locais. Materiais educativos, panfletos e cartazes foram distribuídos por servidores do MP para orientar a população nas ruas e praças da cidade. O MP também esteve no posto de Pronto Atendimento do Samu localizado na região da Barrinha do Rio São Francisco, no posto do Corpo de Bombeiros localizado na região da Coroa do Rio São Francisco, e em as áreas do Rio São Francisco verificando in loco o trabalho realizado pela Prefeitura na sinalização da área de banho para os romeiros.

Fonte:Cecom MP
()
09
Ago/22

MEC divulga hoje resultado da 1ª chamada do ProUni 2022/2

Prazo para os alunos comprovarem inscrição vai até 17 de agosto

O Ministério da Educação divulga nesta terça-feira (9) o resultado da primeira chamada do Progama Univesidade para Todos, o ProUni 2022/2 . Tanto a lista com os selecionados quanto o resultado individual ficarão disponíveis para consulta no Portal Único de Acesso.

Os selecionados terão até o dia 17 deste mês para comprovarem as informações enviadas no ato da inscrição. Já o resultado da segunda chamada será divulgado em 22 de agosto, com matrículas entre 22 e 31 de agosto.

Para aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar o interesse nos dias 5 e 6 de setembro. A divulgação do resultado da lista de espera sai no dia 9 de setembro e as matrículas deverão ser realizadas entre 10 e 16 de setembro.

ProUni

O ProUni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Nesta edição, mais de 190 mil bolsas serão ofertadas. É preciso que o candidato tenha feito as edições de 2021 ou de 2020, ou ambas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Outra exigência é não ter participado do Enem na condição de treineiro. Será considerada a edição do Enem com a melhor média de notas.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Fonte:Agência Brasil
()
09
Ago/22

Incra notifica 45 assentados em situação irregular em no oeste da Bahia e outras cidades

Um total de 45 beneficiários de reforma agrária na Bahia foi notificado pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra). Segundo o instituto, os citados devem justificar a exploração de 29 parcelas, e em caso de negativa, podem ser excluídos de forma permanente do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Os casos apontados ficam em Angical e Paratinga; no Oeste; Vitória da Conquista; no Sudoeste; Tucano; na região sisaleira; Santo Amaro; no Recôncavo; Itambé; no Sudoeste; e Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina. O Incra afirmou que a iniciativa objetiva regularizar a situação ocupacional de sete assentamentos e avançar no processo de regularização fundiárias dessas áreas, com vistas à titulação definitiva.  

O Edital 464/2022, publicado em 8 de agosto, pode ser acessado no site do instituto federal. Os citados têm 30 dias, contados do dia do edital, para apresentar defesa. O e-mail para envio é [email protected].  

As mensagens podem também serem entregues na Superintendência Regional do Incra na Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador (BA). 

Fonte:Bahia Notícias
()
09
Ago/22

Veja o patrimônio declarado ao TSE dos candidatos ao governo da Bahia até agora

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a divulgar no domingo (7) os bens declarados pelos candidatos ao Governo da Bahia que já registraram sua candidatura. Os valores dos patrimônios informados entre os candidatos na disputa para governar o estado até esta terça-feira (9) vão de R$ 309 mil a R$ 41,7 milhões.

O patrimônio mais alto até agora é o do candidato do União Brasil, ACM Neto. O mais baixo é o de Kleber Rosa, do PSOL.

Até a última atualização desta reportagem, quatro candidaturas ao Governo da Bahia haviam sido registradas no TSE. O prazo termina em 15 de agosto.

As candidaturas de Giovani Damico (PCB) e de Marcelo Millet, do PCO, oficializadas por seus partidos, ainda não foram registradas, e portanto, não tiveram o patrimônio divulgado.

ACM Neto (União) - R$ 41,7 milhões

 
ACM Neto é candidato pelo União Brasil — Foto: Divulgação

ACM Neto é candidato pelo União Brasil

O candidato do União Brasil ao Governo da Bahia, ACM Neto, declarou ter um patrimônio de R$ 41.718.572,69 milhões no registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantia é superior à informada na eleição de 2016, quando ACM Neto declarou R$ 27.886.721,62 milhões em bens.

Nos dados atuais, ACM Neto afirma ser proprietário de: um apartamento (R$ 6.834.245,01 milhões), um terreno (R$ 110.000,00) e outros bens imóveis (R$ 440.000,00).

Segundo o TSE, o maior valor declarado foi quotas ou quinhões de capital no valor de R$ 9.384.042,00 milhões.

Candidata a vice na chapa com ACM Neto, Ana Coelho declarou ao TSE ter um patrimônio de R$ 26.512.503,48 milhões. Seu bem de maior valor está identificado como "Outros bens e direitos" no valor de R$ 15.396.693,20 milhões. Há, ainda, dois apartamentos (R$ 422.196,14 e R$ 159.780,75), e um automóvel no valor de R$ 161.990,00.

Jerônimo Rodrigues (PT) - R$ 515 mil

 
Jerônimo Rodrigues é candidato pelo PT — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues é candidato pelo PT

O candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou ter um patrimônio de R$ R$515.216,13 no registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Jerônimo disputa uma eleição pela primeira vez, o que não permite dados comparativos de sua declaração de bens em outros pleitos.

Jerônimo Rodrigues afirma ser proprietário de: um veículo (R$ 72.000,00), uma casa (R$100.000,00) e uma poupança (R$ 16.330,00).

Segundo o TSE, o maior valor declarado foi de um apartamento no valor de R$ 315.000,00.

Candidato a vice na chapa com Jerônimo, Geraldo Júnior declarou ao TSE ter um patrimônio de R$143.523,59. Seu bem de maior valor está identificado como "Outras aplicações e Investimentos" no valor de R$ 51.956,46. Há, ainda, um consórcio não contemplado no valor de R$ 42.052,20 e um automóvel no valor de R$ 34 mil.

João Roma (PL) - R$ 5,5 milhões

João Roma é candidato pelo PL — Foto: Divulgação

João Roma é candidato pelo PL — Foto: Divulgação

O candidato do PL ao Governo da Bahia, João Roma, declarou ter um patrimônio de R$ R$5.561.182,61 milhões no registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantia é superior à informada na eleição de 2018, quando Roma declarou R$ 4.494.372,77 milhões em bens.

Nos dados atuais, João Roma afirma ser proprietário de: um veículo (R$ 153.196,75), além de diversos valores identificados como "outros bens e direitos", sendo o maior deles no valor de R$ 694.990,45 e um "título de clube e assemelhado" (R$ 18 mil).

Segundo o TSE, o maior valor declarado por Roma foi de um apartamento no valor de R$ 2.527.996,53 milhões.

Candidato a vice na chapa com João Roma, Leonídia Umbelina (PMB) ainda não cadastrou nenhum bem no TSE como patrimônio.

 

Kleber Rosa (PSOL) - R$ 309 mil

Kleber Rosa é candidato pelo PSOL — Foto: Divulgação

Kleber Rosa é candidato pelo PSOL — Foto: Divulgação

Nos dados atuais, Kleber afirma ser proprietário de: um apartamento (R$ 270.000,00), e um automóvel (R$ 39.000,00).

Candidato a vice na chapa com Kleber Rosa, Ronaldo Mansur declarou ao TSE ter um patrimônio de R$ 1.737,55. De acordo com o candidato o valor se refere a "ações (inclusive as provenientes de linha telefônica)".

Fonte:G1
()
09
Ago/22

Deputado apresenta requerimento para isenção de IR no Auxílio Brasil

O deputado Nereu Crispim (PSD-RS) coletou 265 assinaturas e apresentou pedido de urgência para o projeto de lei que isenta o Auxílio Brasil e os benefícios para caminhoneiros e taxistas de imposto de renda.

Endossaram a iniciativa os líderes Adolfo Viana (PSDB-BA), Antônio Brito (PSD-BA), Altineu Cortes (PL-RJ), Igor Timo (Podemos-MG), Isnaldo Bulhôes Jr (MDB-AL), Reginaldo Lopes (PT-MG) e André Figueiredo (PDT-CE), que juntos representam mais que os 257 apoios necessários.

Na próxima reunião de líderes, prevista para 29 de agosto, o assunto será debatido e pode ir à pauta caso o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) concorde.

O projeto propõe a isenção de Imposto de Renda para os beneficiários do Auxílio Brasil, do seguro-desemprego e dos auxílios que serão pagos a caminhoneiros e taxistas.

Segundo justifica, como a tabela do imposto de renda não foi atualizada pela inflação, ao receber os auxílios alguns beneficiários podem acabar se enquadrando na renda mínima tributável. A faixa de isenção, atualmente, vai até salário mensal de R$ 1.903,98. "O governo dá com uma mão e tira com a outra", diz o parlamentar.

Se Lira pautar o requerimento, isso acelera a tramitação da proposta, suprimindo a análise pelas comissões temáticas e levando o assunto diretamente ao plenário.

Fonte:Bahia Notícias
()
09
Ago/22

LEM agora tem a Estética Automotiva POLIDOR

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

Metal Box - Tudo que você precisa!

Em LEM você conta com a Metal Box

Esquadrias, portas, portões, grades, estrutura metálica, calhas e rufos.
E tudo em segurança eletrônica!
Metal Box
Rua Ytzhak Rabin, NO 674 Santa Cruz
Fones: 3628-4486 077-99864-7680

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

IPCA pisa no freio em julho e Brasil registra deflação recorde

É o primeiro índice negativo desde a primeira onda da pandemia, em 2020 e a maior variação negativa do plano real e do início da série histórica, em 1980

A queda do preço da gasolina e de outros combustíveis nas bombas ajudou a puxar o IPCA, principal índice de inflação do país, para baixo. E, pela primeira vez em 26 meses, o indicador veio em deflação O IPCA de julho foi de -0,68%, contra 0,67% registrado no mês anterior e dentro da expectativa do mercado. Além de ser a primeira variação de preços no negativo desde o começo da pandemia de Covid-19, que paralisou a economia, é a maior deflação já registrada no Plano Real e, segundo o IBGE, desde o início da série histórica do indicador, em 1980. No acumulado dos últimos doze meses, no entanto, a inflação continua na casa dos dois dígitos, em 10,07%.

Segundo os dados do IBGE divulgados nesta terça-feira, 9, a queda no indicador tem grande influência dos preços dos combustíveis, já que dos nove grupos analisados, apenas transporte e habitação tivereram a variação negativa. No mês, postos passaram a vender gasolina e etanol mais barato devido à redução do ICMS sobre esses produtos em quase todo o país após a aprovação do projeto de lei que estabeleceu um teto de até 18% para combustíveis, uma das grandes vitórias do presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua base.  Além disso, a Petrobras reajustou duas vezes para baixo o preço da gasolina vendida nas refinarias no período.  Como os transportes, grupo no qual os combustíveis estão inseridos, é o de maior peso no IPCA, a redução do preço dos combustíveis ajuda a puxar para baixo.

Os preços da gasolina caíram 15,48% e os do etanol, 11,38%. A gasolina, individualmente, contribuiu com o impacto negativo mais intenso entre os 377 subitens que compõem o IPCA, com -1,04 ponto. Além disso, também foi registrada queda no preço do gás veicular, com -5,67%. 

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, destaca que o PL do ICMS também afetou outros grupos, como habitação que também teve o imposto limitado. No mês, o grupo caiu -1,05%, por conta da energia elétrica (-5,78%). “Foram esses dois grupos, os únicos com variação negativa do índice, que puxaram o resultado para baixo”, explica. 

Outro grupo que contribuiu para o resultado da inflação foi vestuário, com uma desaceleração de 1,67% para 0,58%, após apresentar a maior variação positiva entre os grupos pesquisados nos meses de maio e junho devido a queda do preço do algodão.  Também mostrou ritmo de desaceleração o grupo de saúde e cuidados pessoais (0,49%) devido à variação inferior dos valores dos planos de saúde (1,13%), na comparação com o mês de junho (2,99%), e à queda de 0,23% dos itens de higiene pessoal, frente à alta de 0,55% em junho.

Fonte:Veja
()
09
Ago/22

Eduardo Bolsonaro estará no oeste da Bahia para lançar candidatura do Capitão André Porciuncula e João Roma

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente Jair Bolsonaro, voltará à Bahia nesta sexta-feira (12) e no sábado (13) para, a convite do bolsonarista baiano André Porciuncula (PL), participar de uma série de agendas nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado.

Nas redes sociais, Porciuncula, candidato a deputado federal e também ex-membro do governo Bolsonaro, confirmou a presença de Eduardo ao divulgar um vídeo gravado pelo próprio parlamentar paulista.

“Vai ser uma satisfação estar junto com os meus amigos, a Dra. Raissa Soares, o ex-ministro João Roma e, também, com André Porciuncula, para batermos um papo com o time de Bolsonaro”, disse Eduardo.

Segundo Porciuncula, o encontro promete “renovar o sentimento patriota em cada cidadão baiano, que já não suporta mais ser governado por tiranos”.

Além de encontros com lideranças bolsonaristas e representantes de clubes de tiro e do agronegócio, também é organizada por bolsonaristas da região a realização de uma carreata em apoio ao presidente da República.

Vale lembrar que Bolsonaro recebeu votação significativa nas duas cidades em 2018.

Fonte:Política Livre
()
09
Ago/22

Segunda edição do Fies 2022 abre inscrições hoje

Estão abertas as inscrições para a segunda edição de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, mais de 44 mil vagas serão ofertadas na atual edição do programa voltado a estudantes interessados em financiar cursos superiores oferecidos por instituições de educação privada.

As inscrições devem ser feitas no Portal Acesso Único entre 9 e 12 de agosto, e os resultados serão divulgados em chamada única, no dia 16 próximo. Os inscritos que não forem selecionados na chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera.

“Podem concorrer a um financiamento todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de qualquer edição desde 2010, e obtido média mínima de 450 pontos nas provas do exame, além de nota superior a zero na redação”, informa o MEC.

Acrescentou que “é vedada a inscrição para quem tiver feito o Enem como treineiro”. Para obter o financiamento, “é necessário comprovar renda mensal familiar per capita (por cabeça) de até três salários mínimos”.

Voltado a conceder financiamento para acesso a cursos superiores, o Fies é realizado duas vezes por ano. Segundo o MEC, as duas edições deste ano vão ofertar 110.925 vagas.

Roteiro

Cronograma da segunda edição de 2022 do Fies:

– De 9 a 12 de agosto: inscrição

– Dia 16 de agosto: resultado da chamada única e lista de espera

– De 17 a 19 de agosto: prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular

– De 22 de agosto a 22 de setembro: prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera

Fonte:Agência Brasil
()
09
Ago/22

Governo prevê salário mínimo em R$ 1.302 em 2023, sem aumento real pelo 4º ano seguido

O governo de Jair Bolsonaro (PL) vai propor um salário mínimo de R$ 1.302 para 2023, sem aumento real pelo quarto ano seguido, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

A última vez que o piso nacional foi reajustado acima da inflação foi no início de 2019, em um decreto assinado por Bolsonaro, seguindo a política de valorização aprovada em lei ainda no governo Dilma Rousseff (PT).

A vigência dessa política terminou justamente em 2019. Desde então, o atual governo tem optado por apenas recompor a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ajuste que é obrigatório para assegurar a manutenção do poder de compra dos trabalhadores.

A nova previsão para o salário mínimo constará no envio da proposta de Orçamento para o ano que vem. O documento precisa ser encaminhado até 31 de agosto ao Congresso Nacional.

O valor é R$ 8 acima dos R$ 1.294 estimados em abril, quando o governo apresentou o projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Desde então, porém, as projeções para a variação do INPC neste ano aumentaram. Atualmente, o Ministério da Economia espera que o índice de inflação encerre o ano em 7,41%.

A cifra também é R$ 90 acima do piso atual, fixado em R$ 1.212.

Apesar do indicativo a ser dado pelo governo, o valor efetivo do salário mínimo em 2023 só será conhecido no fim do ano. Até lá, as previsões de inflação podem oscilar para cima ou para baixo.

É também no fim do ano que o governo faz o ajuste do chamado resíduo --eventuais diferenças entre a projeção e a inflação efetiva. Isso ocorre porque o governo define o piso nacional antes de o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgar o resultado oficial para o INPC, o que ocorre no início de janeiro.

Neste ano, por exemplo, o salário mínimo deveria ser de R$ 1.212,70 --ou R$ 1.213 com o arredondamento habitual. Mas o governo tinha uma previsão menor e acabou fixando o piso em R$ 1.212, um real abaixo do necessário.

O ajuste dessa diferença não é incorporado na previsão enviada com o Orçamento, mas é feito no momento da edição da MP (medida provisória) que estipula o novo salário mínimo.

Além das variações de inflação, o valor do salário mínimo pode sofrer influência do resultado das urnas em outubro.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem prometido retomar a política de valorização, com ganhos reais para os trabalhadores.

Quando foi presidente, Lula iniciou uma política de concessão de aumentos no salário mínimo acima da inflação. Sua sucessora, Dilma Rousseff, formalizou a prática com uma fórmula que vigorou entre 2011 e 2019: reajuste pelo INPC mais o crescimento real do PIB de dois anos antes.

O governo Bolsonaro, por meio da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia), optou nos últimos anos por descontinuar essa política, devido ao efeito cascata do reajuste do salário mínimo sobre outras despesas públicas.

Benefícios previdenciários, assistenciais e despesas como abono salarial (espécie de 14º salário pago a trabalhadores formais que ganham até dois pisos) e seguro-desemprego são atrelados ao valor do salário mínimo.

Na LDO 2023, os técnicos calcularam que cada R$ 1 de aumento no valor do salário mínimo eleva o gasto total do governo em R$ 389,8 milhões. Na prática, o reajuste do salário mínimo pela inflação teria um impacto de R$ 35,1 bilhões no ano que vem.

Sob o teto de gastos, que prevê um limite para as despesas corrigido pela inflação, qualquer concessão de aumento real levaria à necessidade de um corte de gastos em outras áreas para evitar o descumprimento da regra.

A escolha do atual governo, porém, é constantemente criticada por entidades que representam os trabalhadores. Neste ano, o valor pago não era suficiente para comprar sequer duas cestas básicas por mês na cidade de São Paulo em janeiro, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Em maio deste ano, o valor atual de R$ 1.212 foi aprovado pelo Congresso sob críticas até mesmo de parlamentares governistas.

A relatora da proposta no Senado, Soraya Thronicke (União Brasil-MS), disse na ocasião que seu texto defendendo o valor proposto pelo governo era uma "mentira" e uma "ilusão para o povo brasileiro". Neste mês, ela foi oficializada pela legenda como candidata à Presidência da República.

Na sessão, Thronicke leu o trecho da Constituição que diz que o salário mínimo deveria atender a necessidades básicas com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

"E aí é muito lindo no papel. Por isso, mais uma vez, eu estou constrangida, porque é tão bonita [a Constituição] e esse salário mínimo que temos que aprovar não assegura nada disso", afirmou.

Fonte:Folha Press
()
09
Ago/22

Saia na frente: Simulado de prova para os concursos da Embasa, Prefeitura de Barreiras e INSS

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

Bolsonaro volta a falar sobre respiradores e ataca o Consórcio do Nordeste



O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer criticas ao Consórcio Nordeste por conta da compra malsucedida dos respiradores feita quando o grupo era presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Em entrevista ao Flow Podcast, realizada na última segunda-feira (8), Bolsonaro, ao falar sobre o tema, aproveitou para criticar o senador Renan Calheiros (MDB-AL), pela dificuldade imposta pelo desafeto para a convocação do ex-ministro Carlos Gabas para a CPI da Covid.

“Mandamos R$ 50 milhões, via Carlos Gabas, ao Consórcio Nordeste, para a compra de respiradores, mas eles acabaram gastando lá com uma casa de maconha e não receberam um só respirador. Além disso, quando pedi a convocação de Gabas para a CPI, Renan Calheiros colocou empecilhos”, disse o presidente.

Na oportunidade, Bolsonaro também defendeu as medidas adotadas pelo governo federal durante a pandemia e criticou os governadores que, ao longo da fase mais aguda da pandemia, tomaram decisões contrárias a ele durante a pandemia de covid-19.

“O lockdown virou uma política. Tiraram de mim o poder de conduzir essas medidas. Defendi sim o tratamento precoce e tive uma grande luta contra a indústria farmacêutica. Além disso, a autonomia médica foi castrada”, disparou.

Fonte:Do Política Ao Vivo
()
09
Ago/22

Hoje é dia das delícias da roça no BIG STEAKHOUSE 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

Tem novidade na BEM BRASIL PASTÉIS!

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
09
Ago/22

ACM Neto e João Roma disputam voto bolsonarista na Bahia, diz pesquisa



Os candidatos ao governo da Bahia, ACM Neto (UB) e João Roma (PL), vêm travando uma disputa intensa para conquistar os eleitores do Jair Bolsonaro (PL) no estado da Bahia.

De acordo com a pesquisa Atlas/A Tarde, divulgada na última sexta-feira (5), do eleitorado que declara voto em Bolsonaro, 51,2% disseram que irão votar em João Roma, enquanto 41,2% declaram voto a ACM Neto.

Ainda segundo o levantamento, a estratégia do ex-ministro da Cidadania de tentar ligar a sua imagem a do atual presidente vem surtindo efeito. O percentual de eleitores do Bolsonaro que declaram voto no Roma subiu 8 pontos em comparação com a pesquisa anterior Atlas/A Tarde. Na ocasião, o candidato do PL aparecia com 43,3% do eleitorado bolsonarista no estado. Enquanto isso, ACM Neto se manteve estável neste público.

Fonte:Política Ao Vivo
()
09
Ago/22

Vagas de Emprego para Barreiras

Vaga para Serviços Gerais
-Sexo Masculino;
-Acima de 25 anos;
-Não Necessário experiência.

Vagas para Consultor de Vendas
-Ensino médio completo;
-Maior de 18 anos;
-Experiência é um diferencial;
-Boa comunicação.

Vaga para Operador de caixa
-Ambos os sexos;
-Maior de 18 anos;
-Ensino médio;
-Experiência é um diferencial.

Vaga para Auxiliar de mecânico
-Sexo Masculino;
-Maior de 18 anos;
-Ter Noções básicas na área.

Vaga para garçonete
-sexo feminino;
-Maior de 18 anos;
Disponibilidade de horário.

Vaga para vendas externas
-Ambos os sexos;
-Maior de 18 anos;
-Com ou sem experiência.

Interessados entregar currículo no endereço: Rua Custódio Rocha de Carvalho, rua da Caixa Econômica, em frente ao Shopping 10, em cima do Dentista do Povo.

Mais informações: (77)9.8105-3297.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
09
Ago/22

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()