Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
28
Fev/24

Primeira Escola Cívico-Militar é inaugurada em Luís Eduardo Magalhães

80bb5880-a8f4-4d82-b50f-77a74183974e

2d871c43-f239-4bca-b67a-ac7ad29a09ad

040be301-6079-4af0-bcfa-10b384d65190

 8e683455-8a72-46db-97dd-a5af7103125b

Na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, pouco depois das 8h, ocorreu o lançamento histórico da primeira Escola Cívico-Militar Onero Costa da Rosa, em Luís Eduardo Magalhães. O evento teve lugar na quadra de esportes da instituição, situada na rua João Dourado, no bairro Santa Cruz, e contou com a ilustre presença do prefeito Júnior Marabá, do tenente-coronel Gouveia, subcomandante do CPR'O na região Oeste, do subcomandante da 85 CIPM, Capitão Leonardo, vereadores, secretários, demais membros da Polícia Militar, professores, pais e alunos. A empresária Neuza Modas também participou do evento representando os comerciantes do bairro, e parabenizou o prefeito Junior Marabá por mais esta conquista para a população.

A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de março, os alunos terão acesso a este valioso serviço educacional. Em uma entrevista exclusiva ao repórter Weslei Santos, do blog do Sigi Vilares e da Rádio Mundial FM, o coronel Gouveia destacou que este é o resultado concreto de um projeto que foi iniciado há dois anos, quando as instalações da escola foram visitadas para análises de reforma e ampliação da estrutura do prédio.

Segundo o coronel, esta iniciativa representa a aproximação da Polícia Militar com a comunidade e a participação das forças de segurança na educação dos alunos. Ele ressaltou que a presença militar nas escolas contribuirá para a redução da violência e para a melhoria da conservação das instalações. Além disso, enfatizou que a parceria entre a Polícia Militar e a prefeitura visa construir uma sociedade baseada em valores morais e cívicos, promovendo a obediência aos pais e às mães.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares
()
28
Fev/24

Bahia encerra plantio de algodão com crescimento de 9,3 % de área

Os cotonicultores do Oeste da Bahia concluíram o plantio de algodão da safra 2023/2024. A área plantada é de 344,4 mil hectares, 9,3% a mais de área em relação à safra passada, que cultivou 312.560,3 hectares. Deste total, 96.943 mil hectares são irrigados, compreendendo 28,1% da safra baiana. A perspectiva deste novo ciclo é que sejam colhidos em média 1.919 quilos de pluma por hectare. A maioria dos produtores intensificou o plantio irrigado no final de janeiro, buscando a melhor janela de plantio e conseguir cumprir a data limite, de 10 de fevereiro, de acordo com o calendário agrícola do fim do plantio do algodão na Bahia.

Segundo o presidente da Associação Baiana nos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, esta foi uma safra de tomadas de decisões importantes por parte do produtor, para colocar as plantadeiras em campo e estabelecer a cultura. “Tivemos essa dificuldade com o clima, em que as chuvas vieram muito irregulares e abaixo da média. Se o tempo correr bem, daqui para frente a perspectiva é de manter a nossa estimativa inicial de 312 arrobas de algodão/hectare, e torcer para que o clima nos favoreça, para obtermos a produtividade e a qualidade reconhecidas pelo mercado em relação ao algodão da Bahia”, afirma.

Com um início conturbado no plantio, diante da instabilidade do clima, a Abapa registrou 11,5% de replantio, o que corresponde a uma área de 28 mil hectares. O vice-presidente da entidade, Paulo Schmidt, acredita que, a partir de agora, com a semente no solo, os produtores devem fazer o manejo padrão com as melhores práticas agrícolas para manter a produtividade média dos últimos anos. “Além do clima, temos que continuar fazendo a nossa parte, intensificando o manejo do bicudo do algodoeiro, com combate de focos no talhão e monitoramento dos botões florais atacados”, diz.

Fonte:Assessoria de Imprensa Abapa
()
28
Fev/24

Barreiras: Rondesp Oeste prende indivíduo com drogas na Vila Rica

Na noite de ontem, terça-feira, 27, por volta das 18h20, a Rondesp Oeste, prendeu indivúdo acusado por tráfico de drogas no bairro Vila Rica, em Barreiras.

Não há maiores detalhes do ocorrido. Foram apreendidos 05 Tabletes de uma substância análoga a maconha, pesando 2.780kg, 44 reais em dinheiro, 01 Motocicleta marca/modelo Honda/Bros e 01 CNH, sendo encaminhados para a delegacia de polícia local, juntamente com o acusado, para medidas cabíveis.

Fonte:Ascom da CIPT-O
()
28
Fev/24

Equipes do 'Minha Rua Limpa' visitaram mais de 5 mil imóveis, em segundo dia de Mutirão

As equipes do Programa Minha Rua Limpa continuam trabalhando para combater os focos ddo mosquito da Dengue, em Luís Eduardo Magalhães.

Nesta terca-feira (27), segundo dia do Mutirão, os agentes de Saúde e de Combate às Endemias visitaram 5.106 imóveis no bairro Santa Cruz, no trecho entre a rua Xique-Xique e a América Dourada. E um total de 175 toneladas de resíduos foram coletados.

A ação segue até o dia 08 de março, em diversos bairros do município. Confira a programação dos próximos dias.

28.02 (quarta-feira) – Santa Cruz, da rua Xique-Xique até a rua América Dourada;

29.02 (quinta-feira) – Aracruz;

01.03 (sexta-feira) – Florais Léa II e III;

04.03 (segunda-feira) – Mimoso I;

05.03 (terça-feira) – Mimoso II;

06.03 (quarta-feira) – Mimoso III, Nova Brasília e Bosque dos Girassóis;

07.03 (quinta-feira) – Jardim das Acácias;

08.03 (sexta-feira) – Jardim das Oliveiras.

Fonte:SECOM, Prefeitura de LEM
()
28
Fev/24

Após troca de informações entre a PRF e PMBA, mulher é presa por tráfico interestadual de drogas em Riachão das Neves

Na noite de ontem, terça-feira, 27, por volta das 21h30, após troca de informações entre a PRF e PMBA, mulher é presa por tráfico interestadual de drogas, no entroncamento, em Riachão das Neves.

Após compartilhamento de informações entre PRF e PMBA, o PETO da 86ª CIPM logra êxito ao abordar transporte coletivo nas proximidades do distrito de Entrocamento em Riachão das Neves. O ônibus seguia monitorado pela PRF, onde após checar todas as informações preliminares, foi observado que uma jovem de 32 anos, que seguia na linha Brasília/DF - Floriano/Pl com destino a Riacho Frio no Piauí, estaria levando consigo uma quantia significativa de entorpecente.

Prontamente, o PETO da 86ª CIPM identificou e abordou o ônibus, localizando mais de 3,7 quilos de substância análoga a Crack. Diante do flagrante, a mulher de 32 anos, materialidade e pertencentes em sua posse, foram apresentados na Central de Flagrantes de Barreiras.

Fonte:86ª CIPM
()
28
Fev/24

Comissão aprova validade permanente para diagnóstico de autismo

Matéria segue para análise da Câmara

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), por unanimidade, projeto de lei que torna permanente a validade do diagnóstico que ateste o transtorno do espectro autista. Como a matéria tem caráter terminativo, o texto deve seguir para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto altera a Lei 12.764 de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estabelecendo “a validade indeterminada do laudo que ateste o transtorno do espectro autista”.

Segundo o relator da matéria, senador Flávio Arns (PSB-PR), a mudança é uma demanda das famílias de pessoas com autismo. O parlamentar argumentou que a exigência de se reavaliar periodicamente o diagnóstico causa grandes transtornos para essas pessoas e suas famílias por demandar a análise de equipe com diferentes profissionais.

“[O projeto] busca diminuir a sobrecarga desnecessária sobre os familiares e responsáveis pelos cuidados de indivíduos no espectro autista, no que consiste a renovação periódica do laudo médico, uma vez feito o diagnóstico da condição. O processo de avaliação é cansativo, custoso e costuma gerar elevada ansiedade nas pessoas com autismo”, afirmou.

Argumentação

O autor do projeto, senador Romário (RJ-PL), justificou a apresentação da matéria pelo fato do autismo ser uma condição permanente do indivíduo, não havendo razão para obrigar os responsáveis pela pessoa com autismo a passarem pela dificuldade de buscar novo laudo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo é caracterizado por algum grau de dificuldade de interação social e de comunicação. Outras características são padrões atípicos de atividades e comportamentos, como dificuldade de transição de uma atividade para outra, foco em detalhes e reações incomuns às sensações. https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/autism-spectrum-disorders-(asd)

A OMS calcula que o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo e que essa condição, apesar de começar na infância, tende a persistir durante a vida adulta.  

Caráter terminativo

Os projetos com caráter terminativo, como esse sobre a validade do diagnóstico do autismo, podem ser aprovados nas comissões e encaminhados para a Câmara dos Deputados sem necessidade de passar por votação no plenário do Senado. O projeto só terá que passar pelo plenário do Senado se for apresentado recurso assinado por, ao menos, nove senadores dentro do prazo de cinco dias úteis.

Fonte:Agência Brasil
()
28
Fev/24

Secretaria de Saúde confirma quinta morte por dengue na BA

Óbito foi confirmado em Irecê, no norte do estado. Estado tem 64 municípios em epidemia.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quarta-feira (28), a quinta morte por dengue no estado.

A quinta vítima da doença era morador de Irecê, no norte da Bahia. A Sesab não divulgou mais detalhes da pessoa.

Até esta quarta-feira, todas as mortes pela doença foram registradas na região sudoeste do estado, sendo duas em Jacaraci, outra em Piripá e a quarta em Ibiassucê. As cidades ficam cerca de 1h30 de distância umas das outras.

Uma das vítimas confirmada é uma criança de 5 anos, que morreu em Jacaraci no dia 8 de fevereiro.

No ano de 2023, 22 pessoas morreram por causa da dengue. Houve um caso ligado a zika e três por causa da chikungynia, conforme informado pela Sesab.

Neste ano, foram notificados 16.771 casos prováveis de dengue no estado e 64 municípios se encontram em epidemia.

Fonte:G1
()
28
Fev/24

Cotonicultores do Oeste da Bahia concluíram o plantio de algodão da safra 2023/2024.

Os cotonicultores do Oeste da Bahia concluíram o plantio de algodão da safra 2023/2024. A área plantada é de 344,4 mil hectares, 9,3% a mais de área em relação à safra passada, que cultivou 312.560,3 hectares. Deste total, 96.943 mil hectares são irrigados, compreendendo 28,1% da safra baiana. A perspectiva deste novo ciclo é que sejam colhidos em média 1.919 quilos de pluma por hectare. A maioria dos produtores intensificou o plantio irrigado no final de janeiro, buscando a melhor janela de plantio e conseguir cumprir a data limite, de 10 de fevereiro, de acordo com o calendário agrícola do fim do plantio do algodão na Bahia.

Segundo o presidente da Associação Baiana nos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, esta foi uma safra de tomadas de decisões importantes por parte do produtor, para colocar as plantadeiras em campo e estabelecer a cultura. “Tivemos essa dificuldade com o clima, em que as chuvas vieram muito irregulares e abaixo da média. Se o tempo correr bem, daqui para frente a perspectiva é de manter a nossa estimativa inicial de 312 arrobas de algodão/hectare, e torcer para que o clima nos favoreça, para obtermos a produtividade e a qualidade reconhecidas pelo mercado em relação ao algodão da Bahia”, afirma.

Com um início conturbado no plantio, diante da instabilidade do clima, a Abapa registrou 11,5% de replantio, o que corresponde a uma área de 28 mil hectares. O vice-presidente da entidade, Paulo Schmidt, acredita que, a partir de agora, com a semente no solo, os produtores devem fazer o manejo padrão com as melhores práticas agrícolas para manter a produtividade média dos últimos anos. “Além do clima, temos que continuar fazendo a nossa parte, intensificando o manejo do bicudo do algodoeiro, com combate de focos no talhão e monitoramento dos botões florais atacados”, diz.

Fonte:Notícias Agrícolas
()
28
Fev/24

Ofertas da Maná Agropet

Fonte:Publicidade
()
28
Fev/24

LEM: Devido a furtos, vários bairros ficarão sem abastecimento de água

Fonte:Embasa
()
28
Fev/24

PF e GAECO/MP-BA miram organização criminosa especializada em fraudes para obtenção da CNH no Oeste da Bahia

Nesta quarta-feira (28/2), a Polícia Federal, em atuação conjunta com o GAECO (MPBA), deflagrou a operação Stop Driver, no município de Santa Maria da Vitória/BA e região. O objetivo é combater organização criminosa especializada em fraudes no processo para obtenção da Carteira Nacional da Habilitação.

A diligência contou com participação de, aproximadamente, 90 policiais no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Santa Maria da Vitória/BA, São Félix do Coribe/BA, Coribe/BA, Santana/BA, Canarana/BA, Bom Jesus da Lapa/BA, Brasília/DF e Goiânia/GO; bem como quatro mandados de prisão, todos decretados pelo Juízo Estadual da Vara Criminal de Santa Maria da Vitoria/BA.

Foram apreendidos diversos bens de interesse para a linha investigativa e esclarecimentos dos fatos, afastamento de servidores públicos do cargo e bloqueio de bens, além da prisão de investigados que serão conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Barreiras/BA.

As investigações continuam com a finalidade de identificar novos suspeitos da prática delituosa e colher novas informações.

Os crimes investigados são organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva, prevaricação e lavagem de capitais, juntos podem somar uma pena máxima superior a 40 anos de prisão, além de perda de todo o patrimônio adquirido com o crime.

Fonte:Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
()
28
Fev/24

Encontro do prefeito de Bom Jesus da Lapa com Jaques Wagner sela apoio e ida de Fábio Nunes para o PT

Na manhã de ontem, terça-feira, 27, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PSD), esteve cumprindo agenda em Brasília com o senador Jaques Wagner (PT), para falar de alguns assuntos importantes, dentre eles, a sua ida para o partido dos trabalhadores (PT).

O convite para Fabio Nunes ingressar no partido partiu da cúpula petista. O prefeito ficou pelo convite e reafirmou o seu compromisso de continuar trabalhando para melhorar a vida do povo de Bom Jesus da Lapa: “Estamos prontos para reescrever novos capítulos, o presente nos revela caminhos empolgantes e o futuro nos aguarda com entusiasmo e determinação“.

Recentemente, o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) declarou oficialmente sua ruptura com Fábio Nunes, depois de dividir uma história política juntos. Os antigos aliados deverão se enfrentar nas urnas em outubro e o atual prefeito é o favorito para vencer esse embate.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ibotirama FM 88,3
()
28
Fev/24

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no Ramo de Restaurante:
Atendente
- Ensino Fundamental Completo;
- Disponibilidade de Horário;
- Com ou Sem Experiência.

Empresa no Ramo da Variedades:
Promotor de Vendas
- Ensino Médio Completo;
- Noções em Informática;
- Disponibilidade de Horário.

Empresa no Ramo da Educação:
02 Vagas para auxiliar de Serviços Gerais;
- Com ou Sem Experiência.

Empresa no Ramo Varejo:
02 Vagas para Auxiliar Administrativo;
- Informática Básica;
- Com ou Sem Experiência.

Empresa no Ramo Concessionaria:
01 Vaga para Operador de Caixa;
- Informática Básica;
- Experiência Na Área.

Empresa no de Materiais de Construção:
02 Ajudante geral
- Com ou Sem Experiência.
Conferente
- Com ou Sem Experiência.
Motorista
- Cat AD

Empresa no Ramo De Concessionaria:
02 Vagas para Vendedores Externo;
- Ensino Médio Completo;
- Informática Básica;
- CNH;
01 Vaga para Vendedor Interno;
- Informática Básica.

Empresa no Ramo de Consultoria:
02 Vagas para Estoquista;
- Distribuição de Peças.
01 Vagas para Auxiliar Administrativo;
- Superior será um diferencial;
01 Vaga para Vendedor (a) Interno (a).

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: 77 9.9944-3280.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
28
Fev/24

Vagas de Emprego para Barreiras

Vaga para vendas interna
-Sexo feminino;
-maior 18 anos;
-goste de trabalhar com metas;
-possuir experiência na área;
-ramo: jóias.

Vaga para vendas interna
-Ambos os sexos;
-habilidades com redes sociais;
-atendimento ao cliente;
-Organização, proatividade;
-ramo: confecções infantil.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao shopping 10, em cima do dentista do povo.
WhatsApp: (77) 9.8105-3297.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
28
Fev/24

Seminovos JK; confira nossas ofertas

Sandero expression 1.6
2017/2018
KM:90.807
Valor: R$ 45.800



Ecosport SE AT
2020/2021
KM: 43.000
Valor: R$ 78.800



Duster iconic 1.6
2021/2022
KM: 56.329
Valor: R$ 96.800

Mobi like
Ano 19/20
KM: 50.070
R$ 47.800

Gol Special 1.0
2015/15
KM 87.208
R$ 43.800

YARIS SA XLS
2021/2021
Km: 49.715
Valor: R$ 94.800


Civic Touring
2016/2017
KM: 116.993
Valor: R$ 118.900


Saveiro Cross
2011/2012
KM: 45.789
Valor: R$ 54.800


Compass Longitude
2021/2022
KM: 36.220
Valor: R$ 168.800


Pajeiro HPE
2010/2010
Km: 269.547
Valor: R$ 93.800


*COMPASS NIGHT EGL£
2018/2018
Km: 43.593
Valor: R$ 113.800



GLA 250
2015/2016
Km: 100.469
Valor: R$ 148.800

JK Veículos

Av. ACM - Centro de Barreiras
Telefones: 77 3611-0350 - 9.9137-1761 - 9.9954-0350

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
28
Fev/24

🚨 ATENÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES🚨

Quantas Oportunidades você já perdeu por não ter o Ensino Médio Completo?



A Referência Cursos Profissionalizantes tem uma grande novidade para você!
Conclusão do ensino médio em apenas 4 meses. 😱😱😱

Veja as vantagens de ter o ensino médio completo:
✅ oportunidades para ingressar em universidades;
✅ Melhores oportunidades de salários;
✅ Maiores chances de ingressar no mercado de trabalho.

Reserve sua vaga hoje mesmo!
Mais informações, acesse nosso Whatsapp 77 99905-0094. https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
28
Fev/24

VW Polto TSI GTS 2023/23 à venda nos seminovos TOPVEL; aproveite!!!







VW POLO 1.4 TSI GTS AUTOMÁTICO
2023/2023
APENAS 13 MIL KM RODADOS
APENAS R$ 121.900,00

TOPVEL Veículos: Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
28
Fev/24

Vaga de emprego para Mecânico Agrícola

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
28
Fev/24

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes. Agora com filial em Barreiras

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
28
Fev/24

Vagas de emprego na Mauricéa

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
28
Fev/24

Vaga de emprego para Encarregado de Aplicação

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
28
Fev/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
28
Fev/24

Barra, Bom Jesus da Lapa, LEM, Santa Maria da Vitória e outros municípios da Bahia receberão veículos para a Polícia Técnica

Governo da Bahia entrega frota de 21 novos veículos para a Polícia Técnica da capital e interior

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção de vítimas de morte violenta, conhecidas como rabecão. A entrega foi realizada pelo governador em exercício Geraldo Júnior e outras autoridades, na sede do órgão, em Salvador.

Ao todo, o DPT-BA ganhará 40 novos veículos, por meio de um contrato de locação de 30 meses. A primeira entrega totaliza um investimento superior a R$ 5,5 milhões, de um total de mais de R$ 10,4 milhões. A nova frota vai fortalecer e dar mais agilidade ao atendimento de cidades do interior e da capital.

“São sete macrorregiões atendidas hoje. É a continuidade dos investimentos na segurança pública do estado da Bahia. Nós mostramos aqui a redução dos índices de criminalidade. Essa era uma das grandes demandas em Salvador e no interior do estado. Com a entrega desses equipamentos, nós vamos contribuir com o trabalho dos profissionais da segurança pública”, afirmou Geraldo Júnior.

Os veículos serão encaminhadas para os municípios de Alagoinhas, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que as novas viaturas estão sendo destinadas, principalmente, para o interior. “As próximas 20 unidades também atenderão ao interior, mas serão mais voltadas para a Região Metropolitana. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a perícia e, em especial, melhorar o atendimento ao cidadão na capital e no interior”, declarou.

As novas viaturas são do tipo caminhonete, cabine simples, tração 4x4, direção hidráulica, ar-condicionado, com compartimento de baú em alumínio. O contrato de locação prevê manutenção preventiva e corretiva, com reposição de peças. A conclusão da entrega deverá promover uma renovação total da frota nos 32 municípios em que há unidades regionais da Polícia Técnica, bem como em Salvador.

A diretora-geral do DPT-BA, Ana Cecília Bandeira, destacou que a renovação da frota é uma demanda antiga dos municípios. “Quando temos uma quantidade reduzida desse equipamento, nós acabamos demorando de efetuar um atendimento da remoção, justamente no momento de muita dor das famílias. Então, a importância dessa entrega hoje é aprimorar, otimizar o nosso atendimento a todo o estado da Bahia e reduzir essa ansiedade, essa espera da população, dos familiares, que se encontram nestes momentos difíceis”, afirmou.

Fonte:Repórter: Lina Magalí/GOVBA
()
28
Fev/24

Barreiras inicia vacinação contra a dengue para pré-adolescentes

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à vacinação contra a dengue para pré-adolescentes de 10 a 11 anos, em razão do número limitado de doses disponíveis. O município recebeu 4.758 doses da primeira remessa da vacina, que foram distribuídas e estão disponíveis nas 27 salas de vacinas locais. Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para imunizar seus filhos.

“Estamos atentos à evolução dos casos da doença em Barreiras e até o momento a situação está controlada. Para evitar a proliferação desses números, especialmente neste período chuvoso é fundamental que a população faça sua parte evitando acúmulo de água e lixo, por exemplo, além disso, a vacinação disponível para os pré-adolescentes é mais uma importante forma de evitar a doença”, revela a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município registra 32 casos confirmados de dengue em 2024.

A enfermeira sanitarista da Coordenação do Programa de Imunização (Copim) de Barreiras, Lívia Teles, ressaltou a importância da vacinação como medida preventiva para a saúde. “O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a dengue no Brasil para o público entre 10 a 14 anos, devido ao maior índice de internações nessa faixa etária. Para garantir a vacinação, é necessário que o adolescente esteja acompanhado do pai ou responsável e leve o cartão de vacinação. Certamente, esta é a melhor forma de proteção”, diz.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, responsável também pela transmissão da Zika e da chikungunya. Ela pode se manifestar de forma assintomática ou com sintomas leves, como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, mas em casos graves pode levar à morte, sendo uma doença que não deve ser negligenciada.

Fonte:DIRCOM PMB
()
28
Fev/24

Prefeitura de Barreiras inicia construção de nova ponte no povoado Cantinho do Senhor dos Aflitos

Mantendo o ritmo de investimentos e o cuidado com a infraestrutura do município na cidade e no campo, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, deu início nesta terça-feira (27), a construção de uma nova ponte no povoado Cantinho do Senhor dos Aflitos, localizado a 20 km da sede.

Após o período de fortes chuvas, as equipes iniciaram os trabalhos de remoção da estrutura da velha ponte, para preparar o ambiente que irá receber as fundações da nova ponte que será construída de forma mista em aço e concreto com 9 metros de comprimento e 4 de largura. Durante o período de execução da obra, os condutores e moradores seguirão utilizando o desvio pela estrada do Rio Branco para ter acesso a sede do povoado, percurso que já é utilizado com frequência, especialmente no período da Romaria.

Conforme o gestor municipal, a nova estrutura irá garantir além de plenas condições de trafegabilidade, também a segurança para moradores e visitantes, bem como, para os milhares de fiéis de Barreiras e de diversos estados brasileiros, devotos do Senhor dos Aflitos, que visitam o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, para agradecer as bênçãos, milagres e pagar suas promessas pelas graças alcançadas.

“Depois desse período de chuvas mais intensas, em nosso município, já mobilizamos nossas equipes especialmente em regiões onde foram identificados mais danos na infraestrutura das estradas e pontes. A ponte do Cantinho que havia sofrido avarias é uma dessas obras que passa a receber prioridade da nossa gestão, para proporcionarmos trafegabilidade com conforto e segurança para visitantes, os devotos do Senhor dos Aflitos de todo Brasil, e de modo especial, para os moradores do Cantinho. Nossa previsão, se não houver intercorrências climáticas, é entregar a nova ponte dentro de aproximadamente 60 dias, assim vamos seguir cuidando da nossa população, seja na zona urbana, como na zona rural”, ressaltou Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM PMB
()