Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
12
Fev/24

Netos de Momo mantém tradição e os três espaços do Carnaval Cultural receberam público recorde no domingo do Barreiras Folia 2014

O domingo de carnaval foi marcado por uma presença recorde de público em todos os espaços do Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024, um dia de intensa vibração e alegria para os foliões que viveram momentos memoráveis. O Circuito Zé de Hermes permaneceu repleto durante toda a programação, testemunhando a entrega e a paixão dos participantes em cada instante da festa.

Os amantes da folia de momo foram presenteados com o tradicional desfile do Bloco Netos de Momo, que há 42 anos encanta pessoas de todas as idades, gêneros e raças, manifestando toda a paixão do barreirense pela festa mais popular do Brasil. Sem cordas e repleto de liberdade, o bloco proporcionou alegria aos foliões ao som de marchinhas e músicas antigas, arrastando milhares de pessoas pelas ruas do Centro Histórico e pelo Circuito Zé de Hermes.

Após o desfile, o Netos de Momo concentrou-se no Palco Tradição, onde o grupo saudou o Carnaval Cultural do Barreiras Folia. “Somos muito felizes. Para nós, não é apenas um orgulho, mas sim uma honra ver a população de Barreiras aderindo a essa ideia do Netos de Momo”, expressou Rui Eduardo Pamplona, fundador presidente do bloco.

O prefeito Zito Barbosa que fez questão de participar do desfile ao lado de secretários e membros da Comissão de Eventos, enfatizou sua gratidão e parabenizou a todos pela grandiosa festa. A noite prosseguiu com uma programação diversificada nos palcos Tradição, Inovação e Emoção, atraindo um grande público tanto de Barreiras quanto de cidades vizinhas e outros estados. Foliões como André Macedo e Fagner Castro elogiaram a excelência do evento, enquanto Vanessa Figueiredo aproveitou o carnaval ao lado de sua família, destacando a segurança e a diversidade do espaço.

“Estou feliz em ter vindo aqui hoje e ver que o Carnaval Cultural é feito para as famílias porque esse é um momento que a gente sai com as crianças para se divertir. É um espaço seguro, percebi isso desde o momento que cheguei, sem contar com a grade de programação que foi bem escolhida”, conta a instrutora.

“É a primeira vez que participo do carnaval de Barreiras. Estou vindo de Brasília porque tive boas referências e, hoje, realmente, estou vendo que valeu a pena”, disse o assistente social, André Macedo. “Estou curtindo bastante, com certeza vamos nos divertir muito até terça-feira. Só volto para Brasília quando aproveitar cada instante desse carnaval de muita mistura e brilho”, declara o psicólogo, Fagner Castro.

As atrações musicais, incluindo nomes como Dengo de Mulher; Gustavo Braga; Luciana Lyn; Motumbá; O Bruxo, Os Bocas; Toinho & Cia; Kidueto; Amantes do Samba; Companheiros do Pagode; DJ Izzo; Imenso Prazer; Kátila Lima; Gabriel Matos; Daniel Cruz e Maurício Faísca, garantiram a animação da noite, proporcionando momentos inesquecíveis para o folião.

Segunda-feira promete mais diversão e música para todos os gostos no Barreiras Folia 2024

A segunda-feira do Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024 promete manter o ritmo vibrante e alegre, com uma seleção de bandas que prometem animar ainda mais os foliões. Nomes como Remanescentes; Augusto Reis; Olodum; Gabriel Matos; Luciana Lyn; Beat Paredão; Os Bocas; Erick Ferreira; Toinho & Cia; Banda Capitão Elétrico, estão entre as atrações.

Além das apresentações musicais, o dia reserva o Baile Infantil com Cecília Lorena, oferecendo alegria e diversão para as crianças, garantindo que o Carnaval Cultural do Barreiras Folia seja uma festa para todas as idades.

Com uma programação diversificada e repleta de energia, nesta segunda-feira (12), desfilam pelo Circuito do Carnaval Cultural os blocos: Levada dos Amigos, às 17h, e Zé de Hermes, às 19h.

Fonte:DIRCOM PMB
()
12
Fev/24

Barreiras: 84ª CIPM prende indivíduo por porte ilegal de arma de arma, posse de entorpecente e disparo em via pública

Na manhã deste domingo, 11, por volta das 11h, as guarnições realizavam rondas nas imediações do bairro Vila Amorim, em Barreiras, quando, ao serem informadas via CICOM de um disparo em via pública na Rua Presidente Médici, foram diligenciar para o local informado.

Ao chegar, foi identificado o suposto autor dos disparos, onde o mesmo confessou o crime e, ao ser abordado pelas equipes, foi constatada a veracidade das informações e a posse da arma de fogo. Diante das circunstâncias, foi dada voz de prisão e conduzido para a autoridade policial para as medidas julgadas necessárias em Barreiras.

Material apreendido:

✅ Revolver cal.38, com quatro cartuchos, sendo três deflagrados e um intacto;
✅196 g de substância análoga à cocaína;
✅31 g de substância análoga à maconha;
✅ Balança de precisão;
✅Carteira contendo documentos;
✅ Cartão bancário;
✅ R$ 429,00 em espécie.

Fonte:Ascom 84ª CIPM
()
12
Fev/24

Hospital do Oeste recebe novos recursos tecnológicos

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, por meio das Unidades Neonatais recebeu da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) três berços com fototerapia. Os equipamentos são para o tratamento da bili hiperbilirrubinemia (icterícia) em bebês recém-nascidos

A coordenadora do setor, Rosangela Vieira, destaca a importância desses equipamentos na qualidade do tratamento. “Esses berços tornam os procedimentos mais céleres no controle do nível de bilirrubina no organismo no bebê, evita um procedimento mais invasivo que é a exsanguíneotransfusão e leva a cura da icterícia neonatal. Consequentemente diminui a permanência do bebê no setor e proporciona uma maior rotatividade dos leitos neonatais no hospital”, afirma

Fonte:Ascom HO
()
12
Fev/24

Aproveite a folia dos preços baixos no Grupo Marabá!




Fonte:Publicidade
()
11
Fev/24

Tito entrega veículo utilitário 0km à Casa de Reintegração Social Nova Vida, e outros investimentos federais

Tito tem se destacado por sua atuação em parceria com os governos Federal e Estadual, fortalecendo e incentivando as atividades de entidades dedicadas ao desenvolvimento social de Barreiras e região Oeste da Bahia. Como marcas de seu trabalho, Tito mantém seu compromisso constante com o cuidado das pessoas. Neste sábado, 10 de fevereiro de 2024, ele esteve presente na Casa de Reintegração Social Nova Vida para prestigiar as atividades da entidade e entregar importantes investimentos federais.

Foram entregues à instituição um carro Fiat Fiorino 0km, reservatório de água, freezer, impressora e caixa de som amplificada, com o objetivo de fortalecer suas atividades administrativas e operacionais. "A Casa de Reintegração Social Nova Vida está em festa com esses investimentos feitos por Tito, através do governo federal. Para mim, esses investimentos vão além de sua funcionalidade; é um reconhecimento ao trabalho sério que desenvolvemos há anos. Com a chegada do carro, podemos agora fazer a coleta das doações com tranquilidade, antes tínhamos muita dificuldade nesse processo por não termos meio de transporte", disse emocionada a presidente da entidade, Delma Pedra.

Em clima festivo, Tito foi recebido na unidade feminina da Casa de Reintegração Social Nova Vida pela diretoria da instituição, funcionários, familiares dos internos, internos e amigos.

"Fico feliz por ter a oportunidade de apoiar de forma efetiva o importante serviço que essa instituição presta à nossa sociedade, com investimentos federais que vão melhorar as suas rotinas. Mas entendo que também estou fazendo minha obrigação enquanto cidadão e homem público, buscando incansavelmente todos os dias melhorar a vida das pessoas. Assim, damos nossa contribuição, atraindo investimentos do governo federal para instituições como a Casa de Reintegração Social Nova Vida, que se dedicam permanentemente ao desenvolvimento social da nossa cidade, cuidando das pessoas em situação de vulnerabilidade", comentou Tito.

Fonte:Da Assessoria de Comunicação
()
11
Fev/24

Bombeiros do 17° Batalhão continuam a prestar assistência em município afetado pelas fortes chuvas

2acac66d-360d-49fd-8003-89a053d8209c

252e4f58-f354-439b-9f8e-f73d695c61f0 

Equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar permanecem incansáveis na prestação de assistência à população de Muquém do São Francisco, um dos municípios que enfrentam os impactos das intensas chuvas desde o final de janeiro. Desde então, têm sido dias de trabalho árduo e dedicação em prol das comunidades afetadas.

Neste final de semana, os bombeiros realizaram entregas de cestas básicas à comunidade Barreira da Passagem, Pedrinhas e à Aldeia Indígena Pancarú, esta última agraciada também com a doação de um reservatório de água, no município de Muquém do São Francisco.

9364d387-0b35-4f6d-ad09-5e70a7977d81

O monitoramento constante das áreas de risco, especialmente aquelas com águas represadas, e os esforços contínuos para o escoamento em Muquém de São Francisco seguem sendo prioridades para as equipes. Além disso, mantêm-se em contato constante e a disposição caso haja necessidade de atuação nos municípios de Cotegipe-BA e Wanderley-BA, garantindo apoio e assistência às comunidades quilombolas, indígenas e a todas aquelas que necessitam de auxílio, fornecendo donativos, alimentos, roupas e reservatórios de água.

Fonte:17º BBM
()
11
Fev/24

Não importa aonde você esteja,o Rei dos Óculos vai até você!!!

Fonte:Publicidade
()
11
Fev/24

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Barreiras

Um homem apontado por agredir, ameaçar e perseguir a ex-companheira teve o mandado de prisão cumprido, na quinta-feira (8), por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Barreiras. Ele, que não aceitava o fim do relacionamento, descumpriu a medida protetiva de urgência.
 
“No descumprimento, o homem invadiu a casa da ex-companheira e ameaçou de morte ela e o filho do casal, de seis anos. A mulher relatou o descumprimento na delegacia e prontamente solicitamos à prisão, que foi cumprida”, explicou a titular da Deam/Barreiras, delegada Marília Santa Maria. 
 
O homem foi encaminhado para a sede da Deam, onde foi ouvido e segue na unidade policial custodiado, à disposição do Poder Judiciário. 
Fonte:Ascom PC BA
()
11
Fev/24

Cocos: PM apreende arma de fogo em ocorrência de tentativa de Homicídio

1b79857c-4c1c-4b4e-8359-79fb4f6a0106

Na tarde de ontem, sábado, 10, por volta das 14h30, a guarnição de serviço na cidade de Cocos recebeu informações sobre uma tentativa de homicídio na Fazenda Camaçari 02, no município de Cocos.

Solicitando apoio ao Samu para preservar a vida da vítima, a equipe deslocou-se para o local. A testemunha relatou desentendimentos frequentes entre a vítima e o suposto autor. No incidente, um homem disparou uma arma de fogo contra a vítima, que foi socorrido pelo Samu.

O autor evadiu-se, não sendo localizado, mas uma espingarda tipo “chumbeira” foi encontrada na residência, sendo apresentada na Delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte:ASCOM/30ª CIPM
()
11
Fev/24

Polícia Militar recupera veículo furtado em Santa Maria da Vitória

4e538c55-a268-4147-ac5e-8b0cfea220c5 

Na noite de ontem, sábado, 10, a guarnição do PETO, registrou uma ocorrência bem-sucedida de furto e recuperação de veículo. Após o alerta de furto do proprietário de uma caminhonete F1000, a guarnição agiu prontamente, localizando o veículo às margens da BR 349, em Santa Maria da Vitória.

O suspeito, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu pelo matagal. Após o contato com o proprietário, a guarnição entregou o veículo recuperado.

Fonte:ASCOM/30ª CIPM
()
11
Fev/24

Correntina: Homem vai para delegacia após PRF identificar adulterações em moto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, neste sábado (10), uma motocicleta com sinais de adulteração, configurando o crime previsto no art. 311 do Código Penal. O veículo foi fiscalizado na BR-135, em Correntina, no Oeste da Bahia.

A equipe realizava fiscalizações na altura do quilômetro 348 da rodovia, quando avistou uma motocicleta Honda/NXR 160-BROS de cor vermelha que estava com os caracteres da placa inelegíveis.

Durante a vistoria, os policias tentaram consultar a placa via QR Code, mas o aplicativo de leitura não reconheceu o código.

O condutor da moto, um homem de 22 anos, relatou aos policiais que adquiriu o veículo pelo valor de 6.800 reais.

Pelo flagrante de adulteração de veículo automotor, o motociclista foi encaminhado para a delegacia e o caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte:PRF
()
11
Fev/24

Uma multidão tomou conta do Circuito Zé de Hermes no segundo dia do Carnaval Cultural do Barreiras Folia

Samba, pagode e axé fizeram a alegria dos foliões

O segundo dia do Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024 reuniu foliões e famílias inteiras no Circuito Zé Hermes que aproveitaram a alegria da folia neste sábado (10), para curtir o melhor do axé, do pagode e também do samba nos Palcos Tradição, Inovação e Emoção. Com os espaços decorados, turistas e barreirenses aproveitaram o clima carnavalesco e fizeram a festa no Centro Histórico.

Logo no início da folia, as bandas Metal Maluko, Samba, Choro e Poesia, e também a cantora Bela Cruz, deram o tom da alegria. Em seguida, as bandas Capitão Elétrico, Bicudinho Estilizado, Aender Oliver, e a dupla Stefany e Gaby, tocaram uma diversidade musical animando o público presente.

Quem preferiu curtir a noite no ambiente do Palco Tradição se encantou com a presença de gigantescos bonecos, produzidos pelo artista plástico e cenógrafo, Adriano Siqueira, representando figuras icônicas do carnaval barreirense, como Zé de Hermes, Aguinaldo Pereira, Lélia Rocha e o saudoso músico Alcyvando Luz, o espaço ficou ainda mais animado com a apresentação do tradicional Bloco da Rola, e a performance do cantor Zé Paulo. O artista que iniciou a carreira nos anos 80 em um festival de música em Salvador, trouxe para a Capital do Oeste seu repertório conhecido pelo público como as músicas “Rala o pinto”, “Feijão com arroz” e “Barriga vazia”.

“Uma festa feita realmente para toda família. Nesse segundo dia ficamos felizes em acompanhar de perto a alegria de grupos de amigos e de familiares brincando nesta festa que foi organizada com muito carinho para todos. É uma festa democrática, por isso, são mais de 50 atrações que farão a alegria dos foliões nos cinco dias de festa”, pontuou o prefeito Zito Barbosa que mais uma vez esteve presente no meio do povo nesse segundo dia do Barreiras Folia.

Já no Palco Inovação, após a apresentação da Banda Companheiros do Pagode, o cantor Bruno Paiva trouxe a animação do axé. Enquanto isso, simultaneamente, o Palco Emoção trouxe para os foliões o melhor da música brasileira com as apresentações da Banda Mambolada, Markinhos Bahia e Kátila Lima.

A turista da cidade de Luís Eduardo Magalhães, escolheu a Capital do Oeste para festejar o carnaval e estava super empolgada. “Uma energia maravilhosa essa do Barreiras Folia. Que decoração linda, tudo isso nos cativa ainda mais a dançar, curtir e se divertir. Uma festa familiar, tranquila e contagiante”, exclamou Juliana Pereira.

Conforme a secretária de Cultura e Turismo, neste domingo a festa inicia mais cedo com a apresentação do Bloco Netos de Momo que já se transformou em uma das mais belas manifestações culturais de Barreiras. “Esse segundo dia de carnaval foi marcado novamente pela alegria da festa momesma na nossa Capital do Oeste, famílias e muitos grupos de amigos se divertiram nos três palcos, montados estrategicamente para receber todos esses foliões com uma diversificada grade musical. Neste domingo o Netos de Momo, promete reforçar essa alegria, por isso, meio-dia já teremos animação no Circuito Zé de Hermes”, pontuou Emília Moreno.

Confira a programação deste domingo de carnaval:

Blocos Culturais: – Netos de Momo (12h)

– Carnaval da Criança na ABCD (17h)

Palco Tradição: Bandas – Dengo de Mulher (12h); Reginaldo e Anéis de Saturno (14h); Gustavo Braga (16h); Romelzinho do Sax e Banda (18h); Luciana Lyn (20h); NN Banda (22h) e Motumbá (meia-noite).

Palco Inovação: Bandas – O Bruxo (12h); Os Bocas (14h); Toinho & Cia (16h); Kidueto (18h); Amantes do Samba (20h); Companheiros do Pagode (22h); DJ Izzo (meia-noite).

Palco Emoção: Bandas – Imenso Prazer (12h); Kátila Lima (14h); Gabriel Matos (16h); Daniel Cruz (18h); Markinhos Bahia (20h); Maurício Faísca (22h) e Alexandre Leão (meia-noite).

Fonte:DIRCOM PMB
()
11
Fev/24

Mais uma Noite do Barreiras Folia 2024: Bombeiros Militares Garantem Segurança dos Foliões

05ebbca0-6468-4602-97d0-bdd567193091

02dd2484-14d0-4241-b75c-a83ce87e119e

01187548-abcf-4266-bd53-e15ed41cc2d3

Na noite do sábado do Barreiras Folia 2024, as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar estiveram em ação para garantir a segurança dos foliões, atendendo inúmeras ocorrências de atendimento pré hospitalar; Com guarnições e viaturas especializadas em combate a incêndios e resgates, os bombeiros também estavam prontos para responder de imediato a quaisquer emergências que surgissem durante o evento.

d922f981-3ef0-4d54-8430-f2432e60e2e9

8e760690-0480-470d-8aba-f9feeb4b3f46

Além de manter a segurança, os bombeiros também se dedicaram a cuidar das crianças presentes no circuito. Distribuindo diversas pulseiras de identificação, eles garantiram um meio eficaz de localização caso algum pequeno folião se perdesse durante a festa. Essas medidas demonstram o compromisso das autoridades em assegurar um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes do Barreiras Folia 2024.

Fonte:17º BBM
()
10
Fev/24

BR-135, perto de Montalvânia, registra acidente com 3 mortes: Toyota e Jeep bateram de frente

Vítimas seriam de Barreiras

04bc788d-dc4a-4ccf-b853-e2ac682aa161

Por volta das 13h30 deste sábado, 10, o 8º Pelotão de Bombeiros Militar, em Januária, foi acionado pela Polícia Militar para realizar o salvamento de vítima presa as ferragens na MGC 135, KM 07, próximo a cidade de Montalvânia e Pitarana.

Após o acionamento, uma guarnição de salvamento deslocou até o local citado, que fica a aproximadamente 190 quilômetros da cidade de Januária.

50f1853a-c5ec-4d8f-a99e-6f8affdad2d9

No local, a guarnição deparou com dois veículos danificados frontalmente, estando um na pista e outro fora. Após estudo de situação, constatou-se que no momento havia uma vítima fatal (senhor C.P.X, 56 anos de idade), presa no interior de um dos veículos.

Segundo informações repassadas pela polícia militar, o acidente teve um total de sete vítimas, sendo três estáveis, as quais estavam tripulando um Toyota RAV4 e outras quatro que estavam tripulando um Jeep Compass, sendo que nesse último veículo teriam três vítimas fatais (dois homens e uma mulher) e uma vítima do sexo feminino em estado grave.

79caffbd-f396-4521-8be4-cc3dbfed616b

6c957842-9519-48fe-a7a4-2e77f82ccd0a

Ainda segundo a guarnição policial militar que estava no local, todas as vítimas não fatais foram conduzidas pelo SAMU para o hospital Cristo Rei, da cidade de Montalvânia.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos de praxe. Após liberação pelo Perito, os militares, munidos de EPIs e ferramentas hidráulicas de desencarceramento, efetuaram a retirada das ferragens da vítima que encontrava-se na posição de condutor do Jeep Compass. Ao fim dos trabalhos, o corpo foi liberando para os demais procedimentos e posterior repasse à funerária.

Fonte:Portal Montes Claros
()
10
Fev/24

Realize seu evento no espaço Capra!!!

O Espaço Capra agora está com dois espaço,(Capra e Ludwig)















Endereço: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II

* Casamento;

* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc... 

Fonte: Publicidade
()
10
Fev/24

Peça já o melhor da culinária oriental em LEM e região. Comida chinesa e japonesa é no Pede em Casa Delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
10
Fev/24

LEM: Motorista escapa ileso após colisão entre carretas e veículo de passeio

No final da noite de ontem, sexta-feira, 9 de fevereiro, pouco depois das 23h, um incidente de trânsito ocorreu no perímetro urbano de Luís Eduardo Magalhães, na BR 020, deixando um motorista ileso.

Segundo relatos, uma carreta diminuiu a velocidade para passar por um quebra-molas, seguida por um veículo de porte menor. Nesse momento, uma segunda carreta, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo e colidiu violentamente na traseira do Creta, empurrando-o contra a carreta da frente.

Apesar da gravidade da colisão, o motorista do Creta escapou ileso, sofrendo apenas ferimentos leves. Ele foi prontamente socorrido pelo SAMU e encaminhado para a UPA para avaliação médica.

A SUTRANS registrou a ocorrência e prontamente sinalizou o trânsito, garantindo a segurança de todos os envolvidos no acidente. A rápida resposta das equipes de emergência e de tráfego foi fundamental para evitar danos maiores e manter a ordem no local.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
10
Fev/24

PROTEGES - Soluções Imobiliárias

Fonte:Publicidade
()
10
Fev/24

Durante operação carnaval, TOR da CIPRV Barreiras realiza prisão por porte ilegal de arma de fogo

7c4525c3-7960-439e-b516-0642f7decbfe

23de1925-0b43-4a8e-a780-7366e97b7329

Neste sábado, 10, durante Operação Carnaval, a guarnição do TOR, realizava policiamento de trânsito no entroncamento da BA-447 com a BR 242 (setor urbano - Anel Viário), momento que ao abordar o veiculo TOYOTA HILUX CD 4X4 SRV, de cor preta, o condutor demonstrou nervosismo, o que motivou a realização de busca pessoal e veicular.

Ao realizar a abordagem, foi encontrado no interior do veículo uma PISTOLA MARCA/MODELO FORJAS TAURUS TH9, cal. 9mm, coldre de polimero MARCA SÓ COLDRES, com um carregador municiado com 15 (quinze) municões intactas marca CBC de calibre 9mm e mais um carregador vazio. Ao aprofundar a busca foi encontrado um cano e um ferrolho de arma de fabricação artesanal desmontada, uma faca tipo peixeira, um facão e um detector de metal de marca Super scanner e duas pequenas porções de droga análoga a maconha.

Ao ser interpelado sobre as armas o condutor informou que a pistola era registrada e a documentação estava no veiculo, apesar de apresentar o certificado de registro de arma de fogo, foi dado voz de prisão por estar portando arma em desacordo com a legislação vigente.

Após consultar o veículo foi constatado que não possuia o licenciamento atual, por isso foi realizada a remoção para Pátio Prisma.

Foram esclarecidos seus direitos constitucionais e como não houve resistencia não foi necessário uso de força e algemas.

O conduzido juntamente com todo material foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras e apresentado a autoridade competente para as medidas cabíveis.

Fonte:ASCOM CIPRv/Barreiras
()
10
Fev/24

STJ concede prisão domiciliar a ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ibotirama

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu prisão domiciliar ao ex-vereador Jean Charles Alexandre, que estava sob prisão cautelar desde 8 de setembro de 2022, quando foi alcançado pela Operação Petúnia.

A decisão é da última sexta-feira (9). No documento, a ministra relatora cita a condição de saúde do ex-vereador, que apresenta declínio tanto físico quanto mental, justificado por relatórios médicos, inclusive com ocorrência de crise convulsiva, enquanto detido no Complexo Prisional Lemos Brito, em Salvador.

O STJ invocou o art. 318, II, do Código de Processo Penal, que permite a substituição da prisão preventiva pela domiciliar quando o agente estiver extremamente debilitado por motivo de doença grave.

A prisão domiciliar deverá ser cumprida em Salvador, e outras medidas cautelares que o juiz de primeira instância julgar necessárias também poderão ser tomadas, segundo o STJ.

Na mesma linha, a juíza de primeira instância determinou o comparecimento periódico em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades, a proibição de ausentar-se da Comarca quando a permanência seja conveniente ou necessária para a investigação ou instrução e monitoração eletrônica.

Fonte:Gazeta 5
()
10
Fev/24

Barreiras Folia 2024: Tradição, diversidade e alegria fazem o brilho do primeiro dia da festa

O aguardado Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024 começou em grande estilo, brindando os apaixonados pela folia de momo com uma noite repleta de música, diversão e emoção. Com uma estrutura inovadora, a festa recebeu os foliões distribuindo alegria pelos três palcos do circuito: Tradição, Inovação e Emoção, cada um oferecendo uma experiência única.

No Palco Tradição, a animação teve início com a banda Reginaldo e Anéis de Saturno, que resgatou antigas marchinhas para encantar os foliões. A Secretaria de Cultura e Turismo acrescentou um toque de nostalgia ao evento, trazendo à vida gigantescos bonecos, produzidos pelo artista plástico e cenógrafo, Adriano Siqueira, representando figuras icônicas do carnaval barreirense, como Zé de Hermes, Aguinaldo Pereira, Lélia Rocha e o saudoso músico Alcyvando Luz, dando lugar a lembranças felizes do carnaval de épocas passadas.

Enquanto isso, no Palco Inovação, Patrick Show foi a primeira atração da noite, e Gustavo Braga abriu a programação do Palco Emoção, tocando sucessos como “A Morte do Vaqueiro” para alegria do público.

“O carnaval cultural está excelente, as bandas estão ótimas, o movimento de foliões é muito bom, as pessoas demonstram toda felicidade”, conta o frentista Luís Fernando Souza. “Uma primeira noite maravilhosa, o circuito está lindo, as bandas são muito boas, e a estrutura é espetacular. Então, estou gostando bastante”, completa a manicure, Sueli Nascimento.

O Circuito Zé de Hermes foi palco de treze atrações, entre elas a presença marcante de Armandinho, o rei da guitarra elétrica e uma das maiores referências do carnaval baiano. Apaixonado por MPB e Reggae, Armandinho trouxe consigo o encanto típico da Bahia, cativando a todos com sua música e carisma.

A sexta-feira de abertura do Carnaval Cultural do Barreiras Folia atraiu um público diversificado, ansioso para se divertir, e a Prefeitura de Barreiras investiu não apenas na estrutura, mas também em uma seleção de atrações de qualidade. E isso é apenas o começo, mais de 50 atrações foram programadas para animar os foliões até a próxima terça-feira, 13.

O prefeito Zito Barbosa fez questão de percorrer todos os espaços do circuito, cumprimentando as pessoas e atendendo a imprensa. “Estou muito feliz com as manifestações que a todo momento recebemos das pessoas, preparamos um ambiente aconchegante, com múltiplos espaços e ritmos diversificados para todos os gostos. A cultura, a diversidade e a alegria estão presentes no semblante das pessoas, por isso tenho certeza que esse será mais um carnaval que vai marcar a cultura da nossa cidade”, disse.

Além de Reginaldo e os Anéis de Saturno, Patrick Show e Gustavo Braga, o primeiro dia de folia contou com apresentações de talentos como Kidueto, Janderson o Estrondo da Bahia, Bosco Fernandes, Bailinho de Quinta, O Bruxo, Higor Rodrigues, NN Banda, Stefany, Gaby e Bruno Paiva, completando um verdadeiro show de música e festividade.

Neste sábado, 10, a festa de Momo promete alegria em dobro, levando para os três palcos:Metal Maluko; Stefany e Gaby; Aender Oliver; Zé Paulo; Bela Cruz; Banda Capitão Elétrico; Companheiros do Pagode; Bruno Paiva;Samba, Choro & Poesia; Bicudinho Estilizado; Mambolada; Markinhos Bahia; Kátila Lima.

Fonte:DIRCOM PMB
()
10
Fev/24

Câmara aprova projeto que proíbe e criminaliza o uso de cerol

Proposta também cria regras para prática de pipa desportiva com o uso de cerol. Agora, o texto segue para o Senado.

A Câmara aprovou nesta terça-feira (6) um projeto de lei que torna crime o uso de cerol em pipas, a proposta também cria regras para a prática de pipa desportiva com o uso de cerol. O projeto segue para o Senado.

O objetivo da proposta é tornar mais específico o Código Penal Brasileiro, uma vez que a criminalização do uso de cerol é feita pelo artigo 132 que considerava crime “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente”.

De acordo com o relator da proposta, deputado Coronel Telhada (PP-SP), se o projeto for aprovado, haverá a proibição da “fabricação de cerol ou linha cortante", assim como a “utilização de linha com cerol ou produto cortante”.

O projeto também estabelece, no Estatuto da Criança e do Adolescente, que os pais e responsáveis devem se responsabilizar pelo menor que pratique o uso da linha de cerol e sustâncias cortantes.

Em casos mais graves do uso indevido de linhas cortantes, a penalidade foi equiparada ao do homicídio culposo, com previsão de um a três anos de detenção.

Além disso, foram estipuladas penas para pessoas físicas e jurídicas, sendo elas:

Pessoa física

  • Multa no valor de R$ 500 a R$ 2,5 mil, aplicada em dobro na hipótese de reincidência.

De acordo com o texto, o valor deverá ser reavaliado pela unidade federativa e do município, em razão do Fundo Nacional da Segurança Pública.

Pessoa jurídica: Fabricante, importador ou comerciante

  • Apreensão dos produtos ou insumos, sem direito a qualquer indenização;
  • Advertência, suspensão do alvará de funcionamento e sua cassação, na hipótese de a apreensão ter ocorrido outras vezes;
  • Multa entre R$ 2 mil e R$ 30 mil, que será fixada de acordo com poder econômico do setor. O valor será duplicado sucessivamente a cada reincidência.

Pipódromo

O texto também regulamenta que só será permitido o uso de linha esportiva com cerol em pipódromos, espaços específicos dedicados ao esporte.

  • a pessoa seja maior de idade ou menor com idade acima de dezesseis anos, devidamente autorizado pelos pais ou responsável;
  • a pessoa esteja inscrita em associação nacional, estadual ou municipal dedicada à pipa esportiva.
Fonte:R7
()
10
Fev/24

Barreiras: Carro colide em árvore as margens da BR 135 e deixa uma pessoa gravemente ferida

Na manhã de hoje, sábado, 10, por volta das 7h50, ocorreum uma saída de pista, seguido de uma colisão de um carro de passeio numa árvore, as margens da BR 135, no KM 163, próximo ao Conjunto Penal, em Barreiras.

O proprietário que estava no carona após a colisão, ficou gravemente ferido, já o condutor, não há informações do estado de saúde.

O acidente de trânsito foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
10
Fev/24

LEM: A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), iniciou ontem, dia 09/02/2024, a Operação Carnaval

Com o objetivo de prevenção de sinistros de trânsito, devido ao aumento de circulação nas Rodovias que passam pela cidade de Luís Eduardo Magalhães, a Sutrans intensificou a fiscalização nas rodovias federais 020/242. Foram verificados itens de segurança, documentação, estado do veículo, uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, como também testes de etilômetros.

Essa Operação faz Parte do termo de cooperação técnica entre PRF/Sutrans, onde mesmo com viaturas da Polícia Rodoviária Federal nas rodovias, estamos também fazendo a nossa parte na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Afinal, aqui é uma porta de entrada para quem visita as cidades da Bahia vindo de diversas regiões do País, salientou o Superintendente de Trânsito e Transporte Ade Cerrado.

Esta Operação continuará até a terça-feira, 13/02. Além das Rodovias, terão algumas operações nas vias urbanas, com o mesmo objetivo que é Segurança viária. Para aqueles que ficaram na cidade, temos algumas dicas também:

- Se for beber, não dirija.
- Não perturbe o sossego com barulho ensurdecedor, lembre-se de que seu direito termina quando o do outro começa.
- Respeite a velocidade das vias.
- E, acima de tudo, preserve a sua vida e a dos demais usuários da via.

Telefone da Sutrans: 156 ou 3628-0689. Temos também o nosso funcional (77)9 99630-238, 24 horas por dia.

Fonte:SUTRANS
()
10
Fev/24

84ª CIPM prende indivíduo com mandado de prisão em aberto em Wanderley

No final da tarde de ontem, sexta-feira, 9, por volta das 17h40, a 84ª CIPM prendeu um indivíduo com mandado de prisão em aberto na rua Domingos Pereira dos Santos, no centro da cidade de Wanderley.

A guarnição do 4° Pelotão/Wanderley foi informada por prepostos da CIPE/Cerrado que possivelmente um indivíduo foragido, com mandado de prisão em aberto em virtude de estupro ocorrido em Brasília -DF estaria residindo em Wanderley -BA. A informação foi obtida após compartilhamento de informação com o 16°BPM/Formosa- GO da Polícia Militar do Goiás.

Após ciência da informação, a Guarnição empreendeu diligências, vindo a localizá-lo em um bar próximo à residência, momento que foi abordado e dada voz de prisão. O mesmo foi conduzido e apresentado na 11°COORPIN/Barreiras BA.

Fonte:84ª CIPM/ASCOM.
()