Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
17
Mar/23

Bahia e Alemanha discutem parcerias para investimentos em produção de hidrogênio verde no estado

O Governo da Bahia, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), participou nesta quarta-feira (15), na SDE, de uma reunião com o diretor de departamento do Ministério de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha, Christian Storost, e a Cônsul Petra Schaeber. Na pauta, a troca de experiências e parcerias para o fomento da transição energética e da economia de baixo carbono com base no hidrogênio verde (H₂V).  

Durante o encontro, foram apresentados dados preliminares referentes ao Mapa de H₂V da Bahia, estudo elaborado em parceria com o Senai Cimatec, onde, por exemplo, estão identificadas áreas prioritárias no estado para investimentos em produção do hidrogênio verde, componente que é feito sem a queima de carbono, ou seja, sem a produção dos gases de efeito estufa. 

Representando o Governo do Estado, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins, ressaltou que a visita de representantes do governo alemão mostra que a Bahia coloca-se como destaque, no cenário mundial, em investimentos para a geração de energia renovável. “A Bahia possui enorme potencial para se firmar como uma das maiores economias globais baseadas no H₂V, com alta capacidade de produção e mercado de consumo seja na indústria, na siderurgia e no agronegócio. A gestão ambiental da Bahia trabalha para o fortalecimento de parcerias e acordos de cooperação, visando o fomento de projetos inovadores, que priorizem a redução nas emissões de gases de efeito estufa”, explicou. 

O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Aécio Moreira pontuou: “Hoje tivemos a possibilidade de conversar sobre uma estratégia extremamente importante para a economia global, que o Brasil e Alemanha têm interesse. A Bahia é um dos estados atuantes em termos de descarbonização da matriz econômica, que é um dos pontos previstos pelo acordo de Paris até 2050. Por isso a reunião foi extremamente útil e importante para eles conhecerem a nossa estratégia e identificarem a possibilidade de cooperar com as nossas ações”. 

O representante do Ministério alemão, Christian Storost, parabenizou o governo baiano pelas iniciativas apresentadas, principalmente pelo detalhamento dos estudos e planejamento realizados.   

Acompanharam a comitiva alemã, os representantes da agência de fomento Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Markus Francke e Isabela Santos. O encontro também contou com a presença do chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, da Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental, Vânia Almeida, do diretor de Programas e Projetos da Secretaria, Luiz Araújo, e do Coordenador de Fomento às Energias Renováveis da SDE, Roberto Fortuna. 

O que é Hidrogênio Verde 

O hidrogênio verde é uma fonte de alta densidade energética e de carbono nulo, produzido a partir de fontes renováveis: eólica, solar, hidráulica, biomassa ou biogás. De acordo com as projeções da Agência Internacional para as Energias Renováveis – Irena, feitas em 2019, a fonte poderá representar 18% de toda energia consumida globalmente e se tornará competitivo, em relação ao de origem fóssil, antes de 2025.

Fonte:Ascom Sema/SDE 
()
17
Mar/23

LEM: vacinação contra Covid-19 estará disponível neste sábado (18), na unidade de saúde Oswaldo Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, informa em função da reforma iniciada na antiga sede do PROMATI, a vacinação deste sábado, dia 18, estará disponível na unidade de saúde Oswaldo Cruz, localizada no Santa Cruz, das 8h às 13h.

Todas as doses contra o Covid-19 estarão disponíveis, incluindo a da Pfizer Bivalente, para idosos com 70 anos ou mais e imunocomprometidos. Para receber a imunização, é necessário a apresentação da caderneta de vacina, um documento com foto e laudo médico, no caso dos imunocomprometidos.

Fonte:Secom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
()
16
Mar/23

João Dourado: Irmãos de 17 e 14 anos são encontrados mortos em tanque

Dois irmãos adolescentes foram encontrados mortos dentro de um tanque na zona rural da cidade de João Dourado, no norte da Bahia, na noite de quarta-feira (15). A suspeita é que os meninos se afogaram ao tentar nadar no local.

As vítimas foram identificadas como Jonatas Agostinho França Miranda, de 17 anos, e Diego Agostinho França de Miranda, 14 anos.

Segundo a Polícia Militar, os irmãos saíram de casa na quarta-feira pela tarde e levaram alguns peixes para o tanque. Os meninos disseram à família que executariam um serviço no local, mas não deram detalhes.

A família estranhou a demora dos adolescentes em voltarem para casa e acionou a polícia. Os corpos serão periciados pelo Departamento de Polícia Técnica e as mortes serão investigadas pela Polícia Civil.

Fonte:G1
()
16
Mar/23

Ofertas da OPTIMUSTEC


Fonte:Publicidade
()
16
Mar/23

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
16
Mar/23

LEM: Colisão entre viatura da PM e carro de passeio causa danos materiais no Cidade Universitária



No final da tarde inicio da noite desta quinta-feira, 16, pouco depois das 17h, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo uma viatura da Polícia Militar da 85° CIPM e um veículo Nissan March, na avenida Salvador, no bairro Cidade Universitária, em LEM.

De acordo com informações, os veículos deixavam a rotatória da avenida e ao acessar a direita para continuar na avenida, sentido Parque São José, a viatura com três policias a bordo se envolveu no acidente colidindo na traseira do Nissan March, conduzido por uma mulher.



Ainda de acordo com informações, os policiais estavam em uma diligência quando o acidente aconteceu. A viatura rodou na pista e parou próximo ao estacionamento de um mercado, já o Nissan parou em cima do canteiro próximo a uma árvore.

Ninguém se feriu. A SUTRANS e a PM registraram o acidente.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
16
Mar/23

LEM: Secretaria de Segurança dar continuidade à 'Operação Bairros'



Na noite desta quinta-feira, 16, por volta das 20h, a SUTRANS com o apoio da GCM, realizou uma blitz em continuidade a Operação Bairros, e aconteceu na avenida JK, cruzamento com a rua Paraíba, no centro de LEM.

De acordo com informações do Superintendente da SUTRANS, Adê Cerrado, a Operação deu início na semana passada no bairro Santa Cruz e vai abranger todos os bairros da cidade, sempre com uma operação em um dia da semana em um bairro diferente. O objetivo das operações é retirar escapamentos kadrons de circulação, motocicletas irregulares e fazer um trânsito mais seguro.



Três motocicletas com kadrons foram removidos no local, uma motocicleta conduzida por um menor de 14 anos foi removida para a Secretaria de Segurança, além de motocicletas com documentos atrasados a muitos anos, motociclistas sem habilitação e entregadores trafegando pela contra mão foram abordados. Um deles, quando estava trafegando pela avenida JK, sentido avenida Salvador, entrou na contra mão da rua Paraíba sentido a BR 242 ao avistar a blitz e foi interceptado pelos agentes.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
16
Mar/23

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
16
Mar/23

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Mar/23

Global System Rastreamento 24H.



Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99808-6261 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()
16
Mar/23

Jovem é resgatado em cima de poste de energia elétrica após tentativa de suicídio em Barreiras

Na tarde de hoje, quinta-feira, 16, por volta das 16h, um jovem foi resgatado, após tentativa de suicídio no bairro Arboreto II, na cidade de Barreiras.

Segundo informações, o rapaz subiu num poste de energia elétrica, ficando no topo do poste, próximo a fiação de alta tensão. Rapidamente, uma equipe da Coelba, desligou a energia no local, para evitar uma possível tragédia.

Posteriormente, equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar, estiveram no local e o jovem foi resgatado com vida e sem lesões.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
16
Mar/23

84° CIPM  realiza prisão de indivíduo por violência contra mulher

Na manhã desta quinta-feira, 16, por volta das 9h, a guarnição do PETO foi acionada pelo CICOM para deslocar até a Comunidade Ponta D’agua l, KM 30, zona rural de Barreiras, para atender uma suposta ocorrência de cárcere privado. Ao chegar no local foi flagrado a vítima no interior da residência juntamente com seus três filhos menores e o seu cônjuge (suposto autor).

Ao ser questionada sobre o fato, a vítima relatou que durante a noite anterior, o seu cônjuge após um ataque de ciúmes deferiu vários socos provocando lesões graves no olho esquerdo cabeça e boca; usou também uma cadeira plástica para agredi-la várias vezes provocando lesões nos braços e ombro esquerdo, momento esse em que a vítima conseguiu fugir para a casa da avó do autor para pedir ajuda, mas foi perseguida e novamente agredida sendo jogada contra uma cerca de arame farpado que provocou cortes em suas mãos. Dando seguimento as agressões, o autor arrastou a vítima pelos cabelos de volta para a sua residência onde deu continuidade  às agressões.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao agressor, relatado os seus direitos momento em que o mesmo tentou resistir a prisão sendo necessário imobiliza-lo e algema-lo. O mesmo foi conduzido para a DEAM juntamente com vítima e os filhos menores e apresentado a autoridade plantonista para serem tomadas às devidas providências cabíveis.

Fonte:84° CIPM
()
16
Mar/23

Cobra Jararaca é resgatada em imóvel no bairro Recanto dos Pássaros em Barreiras

Na tarde de hoje, quinta-feira, 16, por volta das 15h, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com os bombeiros militares, realizaram o resgate de uma cobra da espécie Jararaca, numa residência, no bairro Recanto dos Pássaros, na cidade de Barreiras.

As equipes foram acionados, após o proprietário da residência perceber que os cachorros ficaram acuados com a serpente que é venenosa e tinha cerca de 1,5m e estava escondida num planta.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
16
Mar/23

LEM: Homem tem moto furtada em residência e ferramentas em oficina

Na noite do último sábado, 11, por volta das 19h, um homem teve sua motocicleta Honda Pop, de placa policial JRR 6428, futada de sua residência localizada no bairro Jardim das Acácias, em LEM.

De acordo com informações do filho da vítima, o autor do furto teria sido um conhecido do seu pai, que aproveitou o momento que ele estava dormindo e fugiu com a moto. No domingo, 12, aproveitando que a chave da oficina da família estava no chaveiro da motocicleta, o indivíduo foi até a oficina localizada na rua Isolda Croskeass Cirilo, no bairro Jardim Imperial, e furtou duas lixadeiras grandes, uma lixadeira pequena, duas furadeiras e uma esmerilhadeira.

De acordo com informações, a vítima já procurou o suspeito nos endereços que poderia encontrar o autor, mais ele sumiu com os bens furtados.

A vítima já formalizou um Boletim de Ocorrência no DISEP

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
16
Mar/23

PEC que fixa em 8 anos os mandatos do STF avança no Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), incluiu na pauta do colegiado Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fixa em 8 anos os mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida, anunciada pelo senador durante reunião da CCJ na manhã desta quarta-feira, dá andamento à PEC, que precisará, agora, ter um relator designado para a elaboração de um parecer. O pedido para desengavetar a proposta partiu do senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor da PEC.

"A minha PEC, que fixa o mandato para o Supremo, que é de março de 2019, nunca é pautada aqui. Eu já estou aqui há quatro anos --quatro anos. O senador (Antonio) Anastasia (MG) era o relator, saiu, e até hoje não foi escolhido um outro relator", reclamou Valério, na CCJ.

Em resposta, Alcolumbre afirmou que iria incluir o assunto na pauta: "Está feito aí".

A discussão para limitar a atuação de ministros do Supremo, hoje com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade, é antiga e de tempos em tempos é trazida à tona.

A movimentação é interpretada por alguns como uma retaliação ao STF, especialmente após o período de crise institucional com o Judiciário instigada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Outros, como o autor da PEC, argumentam que a fixação de um prazo para o mandato iguala a permanência de ministros na corte --hoje, a depender da idade de entrada no tribunal, um ministro pode ficarmuitos anos mais que outro na corte. Um outro argumento para a fixação do mandato seria impedir mudanças súbitas na composição do plenário, resultando em mudanças no entendimento de jurisprudências.

"A renovação planejada do STF, além de não ferir a prerrogativa de independência do Poder Judiciário, constitui forma legítima de controle político da Suprema Corte", diz Valério, na justificativa que acompanha a PEC.

Neste ano, dois dos 11 ministros que compõem o Supremo irão se aposentar, o ministro Ricardo Lewandowski e a atual presidente do STF, ministra Rosa Weber. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a prerrogativa de escolher dois novos nomes para as vagas.

Fonte:Reuters
()
16
Mar/23

Barreiras: Polícia identifica motorista que morreu em acidente na serra do Saco

Kennedy Anderson Melo Silva, 26 anos, é o nome do motorista de uma carreta baú, que morreu ao colidir com três veículos na serra do Saco, na rodovia BR – 242, município de Barreiras, nessa quarta-feira (15/03/2023), por volta das 17 horas e 40 minutos.

Fonte:Alô Alô Alô Salomão
()
16
Mar/23

Novo NISSAN SENTRA 2023 chega mais refinado e BARATO que o COROLLA

Fonte:AUTO ESPORTE
()
16
Mar/23

LEM: Animais castrados no É o Bicho agora também recebem um nanochip de identificação e monitoramento


Médico veterinário Adenizar Delgado

Iniciou nesta semana a chipagem dos animais castrados pelo Programa É o Bicho da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. O processo vai possibilitar a identificação dos animais e maior responsabilização por parte dos tutores.

O município adquiriu 1000 (mil) unidades de nanochips para cães e gatos e a prioridade será para os pets de famílias de baixa renda, ongs e protetores individuais. Alem disso, a prefeitura adquiriu também mais 100 (cem) microchips que servirão para animais de grande porte e serão utilizados para monitoramento e fiscalização desses animais.

O processo de colocação é rápido, como explicou o médico veterinário Adenizar Delgado. "O chip é implantado de forma subcutânea, embaixo da pele, então fica de forma permanente, não tem como ser retirado. É como se fosse colocado através de uma vacina. Rápido e indolor", contou. "Nesse chip tem os dados do animal e do proprietário. Se o animal foi castrado, se teve alguma doença, se fez algum tipo de tratamento, por exemplo. Esse chip tem uma numeração única e exclusiva", pontuou.


Viviani Girardi protetora independente e voluntária no Abrigo Doce Lar

A assistente Comercial, protetora independente e voluntária no Abrigo Doce Lar, Viviani Girardi, elogiou a iniciativa da chipagem.

"Eu já trouxe umas 16 fêmeas e 16 machos para castrar aqui, o Programa É o Bicho é importantíssimo para o controle populacional, e agora com a nanochipagem vai ter um controle ainda maior desses animais. Em caso de abandono, vamos ter informações sobre o dono e poder responsabilizá-lo. Essa semana mesmo, socorremos um cachorro atropelado que tinha dono, porque estava com a marca da coleira e tivemos que arcar com os custos. Com a nanochipagem isso não vai mais acontecer".

O Programa
A unidade fica localizada na Rua Vitória s/n, Jardim Sol Nascente (antigo prédio da Vigilância Sanitária), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone para contato: (77) 99815-6240. Além das castrações, é realizada a vacinação antirrábica e o teste para leishmaniose. A iniciativa é realizada através das secretarias municipais de Saúde e Agricultura.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
16
Mar/23

Veículo é consumido pelo fogo no Setor Industrial de LEM

Na tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 13h30, um veículo Ford Focus com placa de Taguatinga-TO, foi consumido pelas chamas após um incêndio na BR 242, há 15 KM do centro, no Setor Industrial de LEM.

De acordo com informações, o 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros se deslocou para o local e realizou apenas o rescaldo do veículo, pois o carro já havia sido consumido pelas chamas. Não há informações do que provocou o incêndio, nem se houve feridos.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
16
Mar/23

11ª COOPIN em Operação Unum Corpus prendeu doze pessoas por homicídios e tráfico de drogas

Prisões realizadas em Barreiras, LEM e Wanderley

Na manhã de hoje, 16, a Polícia Civil deflagrou a Operação UNUM CORPUS em todo o interior do Estado, para cumprimento de diversos mandados de prisão e busca e apreensão.

No âmbito da 11ª. Coorpin, as ações ocorreram nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Wanderley.

A Justiça Criminal das cidades autorizaram vários Mandados por diversos crimes graves, como homicídio, tráfico de drogas, estupro e organização criminosa.

No total 12 pessoas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas dentre outros.

12 presos;
02 violência doméstica;
02 crimes contra Patrimônio;
01 organizações criminosa;
01 posse de arma e munição;
01 posse de munição;
02 tráfico de drogas;
02 homicídio;
01 estupro.

Foi apreendido arma de fogo; totalizando 03 (três) armas, drogas, dinheiro e veículo

Fonte:11ª COORPIN
()
16
Mar/23

Barreiras: 83ª CIPM realiza instrução de prevenção de acidentes de motocicleta ao efetivo variável do 4º BEC

 

Na última terça-feira, 14, durante a tarde, o Sd PM Nascimento, representando a 83ª CIPM, instruiu o contingente de soldados do efetivo variável do 4º BEC quanto a prevenção de acidentes com motocicletas. Receberam a instrução dois pelotões, totalizando 62 soldados.

Durante a instrução, foram discutidas as principais causas de acidentes com motocicleta, por exemplo, a imprudência, negligência, ou imperícia dos pilotos, a falta de atenção com as sinalizações de trânsito, a falta de manutenção periódica na motocicleta, a utilização incorreta dos freios, etc. Além das causas de acidentes, durante a aula foi abordado também a importância da direção defensiva, os equipamentos necessários para segurança do piloto durante a condução e a postura correta do piloto e do passageiro na motocicleta.

Por fim, além das discussões sobre a prevenção de acidentes e as suas principais causas, foi ensinado como agir caso ocorra o infortúnio de um acidente. No manejo do acidentado, destacou-se sobretudo a importância do uso torniquete durante prestação do socorro de emergência. Finalizando a instrução os soldados participaram da instrução prática, onde tiveram a oportunidade de percorrer um circuito na pista de treinamento, onde foi exigido o controle, a habilidade e as técnicas correta de frenagens.

Fonte:83ª CIPM/Barreiras
()
16
Mar/23

Por que fazer a revitalização e vitrificação dos faróis?

Fonte:Publicidade
()
16
Mar/23

Polícia Militar prende suspeito de homicídio em Buritirama

Na manhã desta quinta-feira, 16, guarnições da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam um homem acusado da morte de Uelvis Pereira de Carvalho, encontrado morto com um tiro na cabeça dentro da sua residência, no Centro de Buritirama, na manhã de ontem quarta-feira, 15.

O suspeito estava homiziado no Povoado do Estreito, Município de Barra do Rio Grande, e foi localizado, depois de informações de populares, conduzido e apresentado à Delegacia, onde deverá começar a responder pelo crime.

Fonte:28° CIPM
()
16
Mar/23

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
16
Mar/23

Março Lilás na São Camilo

Campanha de conscientização e prevenção de colo de útero

Fonte:Publicidade
()