Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
17
Jul/15

Dr. Roberto: Disfunção Temporo mandibular (DTM)

A doença da modernidade


Doença da modernidade: disfunção nas articulações mandibulares cresce 2% ao ano. Causados muitas vezes por estresse e ansiedade, os casos de disfunção nas articulações mandibulares já atingem quase 40% da população.

Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos mandibulares. O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique) normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço e região dos olhos e dentes. Entre as faces articulares dos ossos que compõe a ATM (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amoldar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar, etc. O estalido, por si só, já traduz problemas na ATM.

As disfunções da ATM podem ainda resultar em dores de cabeça, que em geral, não são propriamente da cabeça, mas sim nos músculos que a envolvem. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger dos dentes, associados ao “stress”, normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, cabeça e pescoço.

O estresse e a ansiedade geram a descarga em nosso corpo de substâncias que atuam como estimulantes para tensão muscular, ativação do sistema nervoso e do sistema de secreção (endócrino), o que leva o individuo a ter certas reações, como o apertamento dos dentes que é muito comum nessa condição de estresse e uma das causas mais frequentes de dores musculares na face e na articulação. A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local da origem da dor, sugerindo uma dor de ouvido quando na verdade a dor é na ATM.

A principal causa da disfunção da ATM, acredita-se ser a maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula) associada ao stress, hábitos parafuncionais: como deglutição atípica e respiração bucal ou algumas doenças sistêmicas capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se. O tratamento indicado para as articulações Temporo mandibulares visa promover uma oclusão dentária que permita um bom relacionamento entre as estruturas da ATM e remover os fatores que possam estar associados ao problema.

A disfunção temporo mandibular é uma doença, que depois de instalada, é quase sempre progressiva. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e as suas consequências, assim como o prognóstico do tratamento. O ideal é o tratamento precoce, melhorando as soluções e os resultados.

Entre as doenças das últimas décadas, está a disfunção nas articulações temporomandibulares (DTM). Uma das suas características é a ligação ao agitado modo de vida moderno — ansiedade, estresse e tensão estão diretamente relacionados a ela e podem ser o estopim para grande incômodos, como dores, estalos na mandíbula e, em casos extremos, impossibilidade de abrir ou fechar a boca. De tão moderna que é a doença, apenas em 2002 foi criada a especialidade disfunção temporomandibular e dor orofacial pelo Conselho Federal de Odontologia. “No Brasil, de 37% a 40% das pessoas apresentam, pelo menos, algum sinal de DTM, apesar de nem sempre se tratar do problema. E os casos aumentam cerca de 2% por ano”, afirma o ortodontista e mestre em disfunção temporo mandibular Marley César Lacerda Barbosa. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial, entre todos os casos, 70% são em mulheres, mas os motivos dessa maior incidência ainda não estão completamente esclarecidos.

É corriqueiro que aqueles que apresentam o problema digam que têm ATM. Na realidade, a sigla não é uma doença, ela se refere apenas às duas únicas articulações móveis na cabeça humana, localizadas pouco à frente dos ouvidos, uma em cada lado. Complexas e sustentadas por músculos e ligamentos, elas são responsáveis por mastigação, deglutição, fala e todo o movimento feito com a abertura da boca. A DTM é a disfunção nessas articulações e, portanto, afeta drasticamente a rotina de uma pessoa, tanto pelas dores que provoca quanto pela limitação de movimentos. Quando algo não vai bem, como dentes tortos, por exemplo, essa articulação pode ser sobrecarregada e desencadear a DTM (disfunção temporo mandibular).

Autor: Gilmar Torquato - Data 15 de dezembro de 2013. Fonte: Ler Saude

Contato: CLINICA SPA DA COLUNA - Dr. Roberto Ramos da Costa-CRO-GO-1638- Rua Jorge Amado n° 1901 Mimoso I - LEM-Bahia - Fones (77)- 3628-3954 Agora atendente em Barreiras- Clinica Santa Monica- Rua São Luis 38 Sandra Regina – Fone ( 77) 3611 6032- agendar com Lita

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
17
Jul/15

Vaga de emprego para Secretário Acadêmico

Atividades: Organização, emissão e controle os registros e formulários acadêmicos como: diplomas, boletins, históricos escolares, diários de classe e atestado. Atividade de matrícula e atendimento a pais e alunos, dentre outras atividades correlatas.

Requisitos: Superior Completo em Administração, Secretariado e afins; Experiência com as atividades citadas acima.

Interessados cadastrar-se no site www.rhecia.com.br e se candidatar no cód.3322 Secretário Acadêmico e envie seu currículo para [email protected].

Fonte: Informe Publicitário
()
17
Jul/15

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos atenderá Barreiras e Riachão das Neves



Depois dos municípios de Wanderley e Baianópolis no Vale do Rio Grande receberem o projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas, agora, a iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) através da Central Campo Limpo de Barreiras - gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), chega aos agricultores de Barreiras e Riachão das Neves.

A ação, que visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região, consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O recebimento itinerante agendado para os dias 28 a 31 de julho percorrerá as propriedades rurais nos perímetros irrigados implantados e geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).




Segundo os organizadores, estima-se que mais de 3 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas serão retiradas do meio ambiente e posteriormente encaminhadas para a reciclagem ou incineração pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas. Neste processo compartilhado de logística reversa, a Aciagri representa os canais de distribuição, ou seja, um dos elos atribuídos à cadeia de defensivos agrícolas (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público). A ação contemplará cerca de 100 agricultores.

O recebimento iniciará na terça-feira, 28, pelo município de Barreiras e contará com o apoio da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). Durante os dois primeiros dias, o projeto atenderá os produtores de Barreiras Sul, Angico, Baraúna e Boa Sorte. No terceiro dia, quinta-feira, 30, a iniciativa segue com os agricultores de Barreiras Norte e região de Barreiras. Riachão das Neves finalizará na sexta-feira, 31, a segunda rodada do recebimento itinerante de embalagens vazias, com recolhimento nos perímetros de Riacho Grande e Nupeba. Os recebimentos contarão com o apoio das prefeituras municipais de Barreiras e Riachão das Neves e iniciarão a partir das 8h até às 17h.

Aciagri - A Aciagri é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com 56 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras - maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande.

Fonte: Ascom Aciagri
()
17
Jul/15

Ótica Mineiros - A sua visão é a nossa missão

Fonte: Publicidade
()
17
Jul/15

Clínica Popular Vitória - Saúde com qualidade e respeito!

Já estamos funcionando!

Fonte: Publicidade
()
17
Jul/15

Prefeito recebe comando da Segurança Pública da Bahia



O Prefeito Antonio Henrique recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, dia 17 de julho, o comando de Segurança da Bahia para tratar ações de redução da violência na cidade e melhorias no setor de segurança. O encontro retomou os temas discutidos pelo gestor com o Secretário Maurício Barbosa em Salvador no último mês de junho.

Participaram da reunião a chefe de gabinete do Secretário de Segurança pública da Bahia, Gabriela Macedo, o Coronel Salomão do Comando Regional do Oeste – CPRO, Major Camilo Uzeda, Comandante do 10º Batalhão, o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr Carlos Freitas, Secretário da Fazenda Pedro Antônio e o Diretor do Departamento da Polícia do Interior - DEPIN, Dr Ricardo Brito e o Chefe de Gabinete Dourivaldo Aquino.

Na reunião foi apresentado o projeto de implantação do Sistema de Vídeomonitoramento com câmeras nas vias públicas e ainda a ampliação da Delegacia Civil de Barreiras.

Durante a reunião o Prefeito Antonio Henrique recebeu a ligação do Secretário de Segurança Pública da Bahia, Mauricio Barbosa que reiterou a parceria com a prefeitura.

De acordo com o Prefeito Antonio Henrique “essa reunião foi o fechamento da parceria do município com o estado para implementar melhoramentos na segurança pública da cidade de Barreiras”.

Outro assunto relevante discutido na reunião foi à inauguração da Base Comunitária de Segurança que será entregue em agosto para a comunidade do bairro Mimoso na grande região da Santa Luzia, que contará com também com monitoramento eletrônico.

Fonte: DIRCOM/BARREIRAS
()
17
Jul/15

Centro Educacional Espaço Livre agradece prefeitura de LEM por faixa de pedestre







O nosso obrigado a Prefeitura Municipal de Luis Eduardo Magalhães, em especial a Secretaria de Infraestrutura e a SULTRANS, pela pintura da Faixa de Pedestre em frente ao Centro Educacional Espaço Livre.

Dessa forma espera-se que cada cidadão, assuma com responsabilidade os direitos e deveres respectivos, por conhecer o comportamento correto e preventivo, e aprenda a pautar a própria conduta no trânsito de acordo com as normas preventivas, para evitar imprudências que ocasionem situações de risco.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
17
Jul/15

Um convite da Cerrado Pneus

Fonte:p
()
17
Jul/15

Promoção de Kits na IVECO

Fonte:publicidade
()
17
Jul/15

Abasteça no lugar certo!

Fonte:publicidade
()
17
Jul/15

Disk Gesso Lacerda

Fonte:publicidade
()
17
Jul/15

Agentes de Combate às Endemias de LEM recebem capacitação contra a leishmaniose





A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães recebeu entre os dias 13 e 17 de julho, uma equipe do Departamento de Epidemiologia do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), com o objetivo de ministrar um treinamento de captura e seleção de flebotomíneos aos agentes de combate às endemias, do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Os flebotomíneos são pequenos insetos responsáveis pela transmissão de algumas doenças aos humanos e animais como a Leishmaniose Visceral. Depois de treinada, a equipe, coordenada pela médica veterinária Gabriela do Amaral da Rosa, intensificará a captura do vetor para que sejam implantadas as medidas cabíveis para controle da doença.

Leishmaniose Visceral - A leishmaniose visceral (LV) era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mais recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do continente americano, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Fonte:Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães - ASCOM
()
17
Jul/15

Parabéns aos alunos da DOM PEDRO II

Fonte:publicidade
()
17
Jul/15

Oportunidades Únicas para adquirir a sua casa própria!

Fonte:publicidade
()
17
Jul/15

Policiais militares 83ª CIPM recuperam em Barreiras picape roubada em São Desidério


O veículo recuperado

Na manhã desta sexta-feira, 17, policiais militares 83ª CIPM de Barreiras recuperaram uma picape Fiat Strada que havia sido roubada na zona rural do município de São Desidério. O veículo estava em um matagal nos fundos do bairro Ribeirão. A picape foi apresentada no complexo policial.

Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
17
Jul/15

Festa Junina é na AMMO

Fonte: Publicidade
()
17
Jul/15

Você nunca esteve tão bem longe de casa

Fonte: Publicidade
()
17
Jul/15

LEM: Adolescentes que matavam aula para aterrorizar o Jardim Paraíso são presos pela PM


Os adolescentes apreendidos


A arma apreendida com os adolescentes


Após denúncia de moradores do bairro Jardim Paraíso de pelo menos oito menores estavam aterrorizando moradores, praticando assaltos e que esses estariam tentando entrar no Clube Rio de Pedras, policiais da 85ª CIPM se deslocaram até o local e após ronda fizeram a apreensão de seis menores com idades entre 08 e 16 anos.

Com o grupo, os policiais apreenderam uma pistola bereta desmuniciada, um estilete e um celular Samsung. Os pais foram informados e ao chegarem à delegacia de polícia ficaram indignados e surpresos. Segundo os pais, seus filhos saíram de suas casas tendo como destino a ESCOLA, matando aulas.

Os menores estão a disposição da justiça.

Fonte: Repórter Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares
()
17
Jul/15

LEM: Dupla invade residência no Tropical Ville e rouba motocicleta

Na noite de ontem, quinta-feira, 16, por volta das 20h13, um casal, morador do bairro Residencial Tropical Ville, em Luís Eduardo Magalhães, teve a sua moto tomada de assalto.

O casal estava em um bairro vizinho e quando retornou para casa, ao abrir o portão foi abordado por dois meliantes que estavam abordo de uma moto, sendo que aparentemente apenas um dos meliantes estava armado. Uma criança percebendo a ação, escondeu no quarto e usando o telefone pediu socorro através de um grupo do whatsapp.

Um dos meliantes colocou a arma na cabeça do cidadão, o obrigando a entregar a moto. Após o roubo, a dupla fugiu em direção ao bairro Jardim das Acácias. Avisados pelo whatsapp, policias da 85º Cia e da CIPE/Cerrado fizeram rondas nos bairros próximos, mas os assaltantes conseguiram fugir.

A moto roubada é uma Honda FAN Preta 150, Placa PJG 5974, Ano 2015, que ainda estava sendo paga.

Fonte: Repórter JB/Blog do Sigi Vilares
()
17
Jul/15

Vem aí a nova programação da Rádio Cultura FM 104,9

Fonte: Publicidade
()
17
Jul/15

Está ficando pronto!!!

Posto de saúde do Jardim das Oliveira em fase de acabamento.

Fonte:Repórter Agnaldo Silva/Blog Sigi Vilares
()
17
Jul/15

Carros novos e profissionais capacitados

Na hora de fazer a sua habilitação, escolha com inteligência não faça de qualquer maneira, venha para a AUTO ESCOLA CERRADO e desfrute da melhor estrutura para você sair habilitado, veículos novos com ar condicionado, limitador de velocidade para auxilio em provas práticas e sempre a melhor equipe preparada pra lhe atender , tudo isso com planos em até 10x sem juros.

Venha conhecer a nossa escola e compare antes de fechar seu contrato e comprove nossa qualidade em serviços prestados. AUTO ESCOLA CERRADO, Rua José Cardoso de Lima em frente ao antigo posto de pagamento Coelba(CISSE) Fone: 773628-6654.

Fonte:Publicidade
()
17
Jul/15

Homem é executado no centro de Barreiras. Mulher também fica ferida

Local do crime




O carro que a vítima estava ficou cravado de bala








No chão, as os cartuchos deflagrados



Na noite de ontem quinta-feira, 16, por volta das 22h40, um homem e um mulher foram baleados na Avenida José Bonifácio, no centro de Barreiras.

Alailson Martins da Silva, de 28 anos, conhecido popularmente por "nego Alailson" estava de carona, juntamente com uma mulher que conduzia um veículo GM Corsa, cor vermelha, placa JDV 4884, pela Avenida José Bonifácio, sentido ao bairro Santa Luzia, quando foram interceptados por um veículo de cor preta. Os ocupantes desse veículo dispararam mais de 20 tiros, provavelmente pistolas ponto 40 e 9mm.

O carro de "nego Alailson" ficou crivado de bala, foram contabilizados cerca de 22 tiros. Segundo populares, a mulher que conduzia o veículo, identificada como sendo Edjane dos Santos da Silva, de 31 anos, também foi alvejada e conseguiu deixar o local, sendo socorrida posteriormente para o Hospital do Oeste.

Já Alailson ficou caído no chão, ao lado do carona do carro, sendo socorrido no local por uma equipe avançada do SAMU e depois encaminhado para o Hospital do Oeste, onde faleceu pouco depois.

Segundo informações policiais, Alailson teria já sido preso em Barreiras e também na penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. Ele era acusado de alguns crimes, como assalto, tráfico, entre outros, considerado de alta periculosidade.

As polícias militar, civil e técnica registram o caso.

Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
17
Jul/15

Toda linha de portas e janelas você encontra na Casa das Portas

Agora também trabalhando portas, portais e alisares de madeira

Fonte: Publicidade
()
17
Jul/15

Cursos técnicos e gratuitos do SENAI

Fonte: Publicidade
()