Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
18
Out/21

Guarda Civil Municipal Socorre vítima de tentativa de homicídio em LEM

Por volta das 12h15 deste domingo (17), uma guarnição da GCM-LEM socorreu uma vítima de tentativa de homicídio na avenida Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz.

Segundo informações, o SAMU teria sido acionado por populares, mas estava com todas as ambulância em ocorrências. Uma equipe da Guarda Civil Municipal foi acionada e socorreu a vítima para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um ferimento na cabeça.

O homem informou que tinha ido ao banheiro de um estabelecimento comercial, na antiga rodoviária, quando foi surpreendido com um golpe de garrafa na cabeça.

Devido a perfuração, o homem sangrava muito e o autor não foi localizado.

Fonte:GCM LEM
()
17
Out/21

Nota de Pesar pelo falecimento do servidor público Cláudio Pereira da Silva

É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do servidor público, Cláudio Pereira da Silva, de 39 anos, ocorrido neste domingo, 17, no Residencial São Francisco em Barreiras.

Profissional dedicado, Cláudio atuava como Inspetor de Saneamento Ambiental, na Vigilância em Saúde Ambiental do Município. Dedicado ao trabalho e a família, sua partida precoce deixa enlutados a mãe, Joana Pereira, demais familiares e amigos.

Neste momento de tristeza e dor, nos unimos aos colaboradores da Vigilância em Saúde Ambiental e demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde, pedindo a Deus que dê força e serenidade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Cláudio Pereira da Silva, para que consigam superar tão grande perda. Que seu profissionalismo e as boas lembranças deixadas por ele sirvam de conforto para todos.

Barreiras, 17 de outubro de 2021.

Zito Barbosa

Prefeito de Barreiras

Fonte:Dircom
()
17
Out/21

Barreiras: Bombeiros atuam em resgate após acidente com múltiplas vítimas na BA 459

Bombeiros militares do 2º Grupamento (2º SGBM – 17º GBM) atuaram em um acidente envolvendo uma Fiat Strada e duas carretas, na manhã deste domingo (17), na BA-459, em Barreiras.

A situação aconteceu à altura do km 124, no trecho do Anel da Soja, por volta das 7h. A picape teria perdido o controle da direção e atingido as duas carretas, que viajavam no sentido contrário.

Com impacto da batida, o motorista do veículo menor ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Os bombeiros utilizaram técnicas de resgate veicular para fazer a retirada do corpo.

Além desse trabalho, os militares atuaram na limpeza da pista, que ficou tomada por óleo e outros líquidos inflamáveis, o que comprometia a segurança do local.

O acidente deixou, ainda, outra vítima fatal e várias pessoas feridas. Ambulâncias do Samu, além da viatura da Polícia Rodoviária Esdtadual (PRE), socorreram as vítimas para unidades de saúde de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:17º GBM
()
17
Out/21

Barreiras: Acidente grave deixa dois mortos e vários feridos na BA 459 no anel da soja

No início da manhã deste domingo, 17, pouco depois das 6h, um grave acidente de trânsito deixou ao menos duas pessoas mortas e vários feridos na BA 459, no anel da soja, zona rural de Barreiras.

De acordo com informações de profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), passadas a reportagem do Blog do Sigi Vilares, o acidente envolveu um veículo picape Fiat Strada que tinha 11 pessoas a bordo e duas carretas. O condutor do Fiat Strada trafegava sentido a BR 242 quando teria perdido o controle do veículo próximo a uma curva, colidido em um dos eixos da carreta que vinha logo a frente no sentido contrário, e em seguida atingindo frontalmente em outra que seguia logo atrás da primeira carreta atingida sentido o anel da soja.

Alguns ocupantes que estavam dentro e em cima do veículo foram arremessados para fora do veículo, entre eles um bebê de 8 meses.

Cinco ambulâncias, incluído de LEM e Barreiras foram para o local do acidente. Uma delas, os profissionais tentaram reanimar, uma mulher que teve paradacardiorespiratoria mas a vítima não resistiu e evoluiu a óbito. Três vítimas foram socorridas para o HO em Barreiras, e três vítimas foram socorridas para a UPA de LEM por policiais da PRE.

O Corpo de Bombeiros de LEM retirou o corpo do condutor, que veio a óbito, das ferragens.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ blog do Sigi Vilares
()
17
Out/21

Barreiras é a primeira colocada do Estado da Bahia no “Prêmio Band Cidades Excelentes” para municípios acima de 100 mil habitantes

A Cidade do Futuro Inteligente, Sustentável e Humana agora é também, a número 1 em Eficiência Fiscal e Transparência

A Capital do Oeste é a primeira colocada na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Barreiras vence a premiação, tendo a capital Salvador e o município de Camaçari como segundo e terceiro colocados respectivamente. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila e é direcionado a todas as cidades do país.

A premiação veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, através das boas práticas da gestão pública. O prêmio visa reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão, que sirvam de referência para outros municípios, e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir de ferramentas desenvolvidas pelo Instituto Áquila, que consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final. Os indicadores da premiação são construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Barreiras vence em um pilar extremamente significativo para a aplicação e eficiência do gasto público. O pilar Eficiência Fiscal e Transparência, busca medir o percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência da gestão.

De acordo com o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad. “Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Áquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo governo Federal junto ao Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças”, analisa o presidente.

O Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, que estará em Salvador no dia 20 de outubro para receber a premiação, demonstrou grande satisfação com a conquista da Capital do Oeste. “Recebemos com muita alegria a comunicação do Grupo Bandeirantes para estar em Salvador no dia 20 de outubro recebendo mais esse prêmio para Barreiras. Recentemente apresentamos o Programa de Governo Barreiras 2030 Cidade do Futuro inteligente, sustentável e humana, um programa com 30 metas que projeta nossa cidade em um elevado patamar de desenvolvimento nos próximos 10 anos, mas os pilares já começamos a construir desde 2017 e naturalmente os resultados começam a se materializar, o que demonstra que estamos no caminho certo, porque Barreiras é nosso orgulho e o nosso futuro”, comemora o prefeito de Barreiras. A Cidade do Futuro agora segue para a etapa nacional da premiação, já devidamente destacada entre as 5.570 cidades brasileiras.

Fonte:Dircom PMB
()
17
Out/21

Nota de Pesar pelo falecimento do Oftalmologista Dr. Marcilio Cartaxo

Foi com tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do médico Oftalmologista, Dr. Marcílio Fernando de Souza Cartaxo, aos 65 anos, ocorrido nesse sábado, 16, em Barreiras.

Marcílio Cartaxo exerceu brilhantemente a profissão de médico Oftalmologista e muito contribuiu na área da saúde em Barreiras.

Neste momento de dor e tristeza, nos unimos aos familiares, parentes e amigos de Dr. Marcílio Fernando de Souza Cartaxo, transmitindo nossas condolências e solidariedade, rogando a Deus força e união para superar tão irreparável perda.

Barreiras, 17 de outubro de 2021

Zito Barbosa
Prefeito de Barreiras

Fonte:Dircom PMB
()
17
Out/21

RONDESP Oeste apreende armas de fogo e munições na zona rural de Baianópolis

Na manhã deste domingo, 17, por volta das 8h, a guarnição da RONDESP OESTE empregada na operação safra, efetuava rondas  no Povoado do Cascudeiro, Zona Rural de Baianópolis, quando  visualizaram indivíduos em atitudes suspeita na mata próximo a estrada, quando os policiais desembarcaram da viatura e incursionaram em direção aos mesmo dando  voz de abordagem os três indivíduos que empreenderam fuga e  evadiram  pelo matagal.

Ao ser feito uma varredura do perímetro a equipe  policial encontrou duas espingardas tipo cartucheira calibre 32, além de 30 munições de diversos calibres intactas, 4 munições recarregadas, e 5 estojos deflagrados.

Diante dos fatos todo material encontrado foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras.

Fonte:Rondesp Oeste
()
17
Out/21

LEM: Colisão entre caminhonete e moto deixa uma mulher morta na BR 020

Homem que conduzia a moto ficou ferido e foi transferido para o HO

Na madrugada deste domingo, 17, por volta de 1h30, um acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete Ford Ranger e uma motocicleta Sundown deixou uma mulher morta na BR 020, na altura do KM 208, no balneário rio de pedras, na cidade de LEM.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, a motocicleta era pilotada por um homem e na corona havia uma mulher que provavelmente recebeu uma colisão na traseira pela caminhonete Ford Ranger.

O SAMU prestou atendimento as vítimas e constatou que a mulher havia ido a óbito no local. Já o condutor da moto sofreu fraturas nas pernas e foi levado para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Agentes de trânsito da Sutrans registraram a ocorrência, preservaram o local do acidente e acionaram o DPT.

O condutor da Ford Ranger se evadiu do local deixando o veículo e sem prestar socorro às vítimas.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
17
Out/21

Servidor público municipal é morto a facadas no Residencial São Francisco em Barreiras

No final da madrugada deste domingo, 17, por volta das 5h, ocorreu um homicídio na Quadra K, no Residencial São Francisco, em Barreiras.

O Inspetor de Saneamento do município de Barreiras, identificado por Claudio Pereira da Silva, foi morto após discutir com outra pessoa sendo esfaqueado por três golpes na altura do tórax, nas costas e na barriga.

Uma equipe do SAMU foi rapidamente no local, mas só pôde constatar o óbito.

Policiais militares estiveram no local, mas o autor do homicídio já havia fugido. O Departamento de Polícia Técnica, após perícia removeu o corpo para o IML do DISEP.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
17
Out/21

Prefeitura de Barreiras realiza mais uma etapa de Cirurgias Eletivas Pediátricas no Hospital Municipal Eurico Dutra

Fazendo parte das ações em comemoração ao mês das crianças, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde dentro do Projeto Saúde Humanizada, realizou na manhã deste sábado (16), mais uma etapa de cirurgias eletivas pediátricas, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Com um ambiente todo decorado com balões e personagens infantis, as crianças foram recepcionadas com muita alegria, amor e carinho pela equipe médica.

Segundo a diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, as crianças que estão sendo submetidas ao procedimento cirúrgico, foram previamente reguladas e contatadas pela Central Integrada de Regulação – CIR. “Para a realização dessas cirurgias eletivas pediátricas, tivemos um cuidado especial em preparar toda a estrutura hospitalar para essas crianças. Para esse momento, estamos com procedimentos de biópsias, cirurgias de hérnia e exérese de cistos. São crianças entre 01 e 13 anos que foram devidamente reguladas. É importante destacar o quanto nos sentimos felizes com a realização dessas cirurgias, mais uma ação da saúde humanizada, integrada e inovadora de Barreiras”, destacou Julianne Furtado.

Pais e responsáveis estavam ansiosos para o momento do procedimento cirúrgico, como a Dona Juvenir Santos, mãe da pequena Jaine Santos, de 08 anos. “Estou muito feliz por ter chegado esse momento, devido a pandemia, as cirurgias estavam suspensas, mas graças a Deus estão retornando. Eu agradeço muito aos profissionais de saúde deste hospital que nos receberam tão bem, e muito bom você ser atendida de forma especial, principalmente nesse momento em que ficamos tão ansiosos pelos nossos filhos. Só tenho a agradecer”, disse Juvenir. As cirurgias foram realizadas pelos cirurgiões, Dr° Angevaldo Lima e Dr° Ageu Valverde, assistidos por toda uma equipe de profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem do HMED.

Para a subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues, que acompanhou a recepção às crianças, acompanhada do vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso, esse retorno das cirurgias eletivas pediátricas, faz parte de um conjunto de ações que visa diminuir a demanda reprimida de cirurgias causada pela pandemia da Covid-19. “O nosso objetivo é proporcionar um momento especial para as nossas crianças, antes e após procedimento cirúrgico. Devido a pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas foram suspensas e a Secretaria de Saúde ficou com demandas reprimidas, com o retorno, vamos reduzindo esse número, cada vez mais. Nossa equipe se empenhou em acolher e proporcionar bem-estar aos pais e, principalmente, às crianças que estão nesse hospital. Ao final de cada procedimento, as crianças receberam presentes e um certificado de coragem anexado às instruções do pós-operatório”, destacou a subsecretária.

Fonte:Dircom PMB
()
17
Out/21

85ª CIPM prende dupla acusada por tráfico de drogas em Luís Eduardo Magalhães

Na noite de ontem, sábado, 16, por volta das 18h30, o PETO da 85ª CIPM prendeu uma dupla por suposto tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na rua Goiás na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

O acusado ao avistar os policiais militares se aproximando, pegou um de seus aparelhos de celulares e quebrou ao meio. Diante do fato, foi dado voz de abordagem, porém o mesmo não atendeu e a PM teve que usar da força necessária para o procedimento.

Foi encontrado com o acusado e um segundo indivíduo que seria sócio, drogas do tipo cocaína, maconha, além de munições, arma de fogo, balança de precisão, máquina de cartão de crédito, diversas embalagens e a quantia de R$ 1.527,00.

Todo material, com a dupla acusada, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:Redação Blog do Sigi Vilares, com informações e foto 85ª CIPM
()
17
Out/21

Ofertas do Fim de Semana do IGACENTER!

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

Médico oftalmologista tenta matar esposa e em seguida comete suicídio em Barreiras










Na noite deste sábado, 16, por volta das 20h, ocorreu uma tentativa de homicídio e um suicídio no interior de uma residência localizada no bairro Sandra Regina, em Barreiras. Segundo informações, o médico oftalmologista Marcilio Fernando de Souza Cartaxo, teria atirado na esposa e logo após se suicidou atirando em si mesmo.

A esposa foi socorrida no local por uma equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital do Oeste. Já o médico, acabou vindo a óbito no interior da residência. Policiais militares da 83ª CIPM estiveram no local, registraram e guardaram o local em segurança. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e após perícia removeu o corpo para o IML do DISEP.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
16
Out/21

Neto responde a Wagner: ‘Bahia precisa de governador que coloque bandido na cadeia ou fora do estado’

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi ao Twitter neste sábado (16) e respondeu às críticas do senador Jaques Wagner (PT) que afirmou, em entrevista à imprensa realizada também hoje, que o democrata não tem “muita credencial” para falar de segurança.

“A Bahia precisa de um governador que chame para si a responsabilidade no combate à violência e coloque o bandido na cadeia ou para fora do nosso estado, o que Jaques Wagner nunca conseguiu fazer”, escreveu o democrata, no Twitter.

O presidente nacional do Democratas e futuro secretário-geral do União Brasil, ainda apontou que, “depois de quase 16 anos do PT no poder, a Bahia é o estado que mais cresce a criminalidade”. “Será que precisa acontecer mais alguma coisa para o senador Jaques Wagner reconhecer o fracasso do PT no combate à violência?”, questionou.

Neto ainda disse que Wagner, que é ex-governador da Bahia e pré-candidato do PT ao Governo, “é um dos grandes responsáveis pela escalada da insegurança. Governou a Bahia por oito anos e a lembrança que se impõe do seu período foram as duas greves da polícia que duraram 14 dias”.

O democrata ainda disse que o petista “fecha os olhos para a gravíssima situação da violência em nosso estado”. Para o ex-prefeito, “o mínimo que poderíamos esperar da sua parte é que, depois de tantos anos de omissão do PT no combate aos bandidos, fosse feita uma mea-culpa”.

Fonte:Política Livre
()
16
Out/21

Mulher, agende seu check-up na Rede São Camilo

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

LEM tem a TERRA BAHIA COMERCIAL. Distribuidora AIZI Implementos

Rodotrem, Bitrem e demais implementos rodoviários














Rua 23 de Outubro, 71 - Jardim Paraiso Fase I - Luis Eduardo Magalhães. Fone: 77 9.9810.4068

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Out/21

LEM: ROMU acaba com desordem e poluição sonora em posto de combustível

Na madrugada deste sábado, 16, por volta das 04h, uma guarnição do ROMU, da GCM-LEM foi acionada pela central, informado que o vigilante de um determinado posto de combustível teria ligado e comunicado que estava acontecendo uma confusão no estabelecimento.

Quando a equipe do ROMU chegou ao local, várias pessoas estavam fazendo uso de bebidas alcoólicas, sendo todos abordados.

Um homem e uma mulher recebeu ordem de abordagem e desobedeceram os agentes, vindo os mesmos ameaçar e desacatar os GCMs, além de usar palavras de baixo calão.

O casal foi mobilizado e apresentado no DISEP por desacato e desobediência.

Fonte:Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito
()
16
Out/21

83ª CIPM retoma Projeto Força Feminina

 

Nesta quinta-feira, (14), às 15h, na Base Comunitária de Segurança, houve a retomada do Projeto Força Feminina PFEM PMBA que esteve suspenso em razão da pandemia de COVID-19.

O Projeto tem como objetivo proporcionar às policiais femininas um rol de atividades físicas e interativas, com a finalidade de melhorar a saúde física e psicológica.

Participaram da reunião, além da Diretora Valeska Berto, 16 Policiais Femininas e uma das madrinhas do Projeto.

O assunto tratado foi justamente o retorno das práticas dos treinamentos físicos e de todas as outras atividades, bem como a implementação de uniforme para uso nas atividades, além de outras novidades que proporcionarão um melhor retorno a todas do grupo.

Fonte:83ª CIPM
()
16
Out/21

RONDESP OESTE realiza operação visão noturna em Barreiras

Na noite de ontem sexta-feira, 15, a RONDESP Oeste realizou mais uma operação denominada visão noturna, em Barreiras.

Essa operação tem como foco principal, previnir e coibir assaltos à instituições financeiras. Dessa forma, em dias estratégicos, a operação é deflagrada, reforçando o patrulhamento na cidade com ações preventivas na intenção de proporcionar segurança a população barreirense.

Fonte:Rondesp Oeste
()
16
Out/21

Secretaria de Indústria e Comércio promoverá evento voltado para crédito empresarial

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, através de parceria com a FIEB, o Sebrae e o Núcleo de Acesso ao Crédito Bahia, realizará no dia 26 de outubro, às 19h, no auditório do antigo prédio da Educação, o evento: “Crédito certo para sua Empresa”.

“O objetivo desse evento, é aproximar o empreendedor das soluções de créditos e financiamentos disponibilizadas pelos bancos. Será um momento em que cada banco terá alguns minutos para apresentação das linhas de créditos e capital de giro para os empresários. Ao final terá o momento das perguntas e cada empreendedor decidirá qual banco apresentou a melhor solução para sua empresa. Será um momento único para o comércio de LEM”, destacou o diretor de Indústria e Comércio, Gilson Sena.

Confira os bancos que participarão do evento: Banco do Nordeste; Banco do Brasil; Sicoob; CAIXA; Sicredi e Desenbahia.

Maiores informações, pelo telefone: 77 9990-1180.

Fonte:ASCOM - Prefeitura de LEM
()
16
Out/21

SUPER SALDÃO KASAMAR


Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

Falta de fertilizantes complica plantio e sinaliza mais inflação na mesa em 2022

O produtor Emilio Kenji Okamura, de Capão Bonito, município do sudoeste de São Paulo, já comprou o fertilizante que usará para o plantio do milho em fevereiro. “Como está se falando muito em possível falta, decidi antecipar, mas paguei caro”, conta. Para muitos produtores, a crise na oferta dos fertilizantes para a segunda safra de milho, a “safrinha”, a ser semeada entre janeiro e março no Centro-Sul do País, já é real. O impacto não ficará restrito ao campo: deve bater no prato do brasileiro e na inflação.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro previu desabastecimento de alimentos em 2022 por causa da falta de fertilizantes. Em vez de desabastecimento, especialistas acreditam que o impacto tende a ser na forma de inflação. A grande prejudicada, a segunda safra de milho, chamada de safrinha, na prática é uma “safrona”. Das 118 milhões de toneladas de milho esperadas para o ano 2022, a safrinha deve responder por 75%. Como o milho é base da alimentação de suínos e aves, qualquer quebra na oferta resulta em alta de preços do grão e dessas carnes.

O problema é que o Brasil depende das importações de insumos, como fosfato, cloreto de potássio e ureia, por exemplo. De janeiro a julho, dos 23,8 milhões de toneladas de fertilizantes entregues aos agricultores, 20 milhões de toneladas foram de produtos importados e 3,8 milhões de toneladas produzidas nacionalmente, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

E o cenário internacional de suprimentos é desfavorável. Com a retomada das economias, as compras de fertilizantes aumentaram, puxadas pela alta das commodities agrícolas (matérias-primas cotadas em dólar). Somado a isso, há restrições na oferta dos insumos.

Em comunicado, o diretor executivo da Anda, Ricardo Tortorella, explica que o potássio, por exemplo, sofre as incertezas do fornecimento pela Belarus, em razão de sanções aplicadas pela União Europeia, pela Suíça, pelos Estados Unidos, pelo Canadá e pela Inglaterra àquele país que responde por 20% da oferta, enquanto, no fósforo, os gargalos estão nos atrasos no embarque em portos de alguns tradicionais produtores.

Além disso, há incertezas quanto aos novos efeitos das restrições na oferta chinesa de nitrogênio e de fósforo em razão da alta no custo de gás natural e do aumento do consumo desses nutrientes pelo gigante asiático. “A China é uma grande produtora e também uma grande consumidora de fertilizantes”, diz o pesquisador Felippe Serigati, da FGV Agro.

Com risco de não conseguir entregar o produto pelas restrições na disponibilidade de fertilizantes no mercado internacional, em algumas regiões, contratos já firmados estão sendo cancelados. “A indústria de fertilizante não está enviando a cotação de preço para os produtores por causa do risco de não conseguir entregar o produto”, diz.

Mercado parado

O gerente da consultoria Agro do Itaú BBA, Guilherme Bellotti, diz que, para a compra de insumos da safra de verão 2022/2023, o mercado está parado. “Tem uma incerteza muito grande em relação ao preço desses insumos”. A margem de manobra do governo para conter os preços praticamente não existe. “Os estoques são marginais, não são significativos”, diz Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura.

Ele explica que a Política de Garantia de Preços Mínimos foi desenhada em 1966. Quando os preços de mercado ficavam abaixo do mínimo, o governo entrava, comprando os produtos. Mas faz anos que os preços de mercado dos produtos agrícolas estão acima do mínimo, e “o mundo abandonou a política de formação de estoques, exceto a China”.

“O foco do ministério hoje é concentrar esforços no sentido de aumentar a produção agrícola, fornecendo seguro, crédito rural, e foi isso que aconteceu nos últimos anos”, observa. Quanto à afirmação do presidente de que haverá falta de alimento, Farnese diz que não é esse o cenário que a pasta está vendo. “O presidente teve uma posição de alerta”, afirma.

Fonte:Márcia De Chiara e José Maria Tomazela / Estadão
()
16
Out/21

HOJE é dia de feijoada no TEMPERO NOVO

Fonte:Publicidade
()
16
Out/21

CIPR Barreiras intensificou o PCFTran para coibir transporte clandestino

Na noite de ontem, sexta-feira, 15, a CIPRV-Barreiras, intensificou o PCFTran com vistas inibir/coibir o transporte clandestino de passageiros em cumprimento a legislação vigente, visando a segurança dos usuários. 

Os veículos encontrados em situação irregular foram notificados por transporte irregular de passageiros, sendo os passageiros transferidos para veículos regulares na rodoviária da cidade de Barreiras.

Fonte:Ascom PM
()
16
Out/21

Hoje tem feijoada no West Burguer

Fonte:Publicidade
()